Santo Inácio foi uma conversão tardia, como acontece hoje a tantas pessoas, mas entregou o resto da sua vida pela Igreja. Podemos ver algumas das exortações que fazia frequentemente aos outros jesuítas nesta carta de 1555:
Parece-me que deveríeis decidir-vos a fazer calmamente o que podeis. Não vos inquieteis com o resto, mas deixai nas mãos da divina Providência o que não podeis cumprir por vós mesmos. São agradáveis a Deus a solicitude e o cuidado que, com razoabilidade, pomos nas tarefas que nos competem, para conseguirmos concretizá-las da melhor maneira.
Não Lhe são agradáveis a ansiedade e a inquietação do espírito: o Senhor quer que os nossos limites e fraquezas encontrem apoio na sua fortaleza e omnipotência, quer que tenhamos confiança em que a sua bondade suprirá a imperfeição dos nossos meios.
Os que se ocupam com muitos assuntos, mesmo que o façam com boas intenções, devem resolver-se a fazer apenas o que está ao seu alcance. Se tivermos de deixar de lado certas coisas, há que ter paciência, e não pensar que Deus espera de nós o que não podemos fazer.
Ele não quer que o homem se atormente com as próprias limitações; não é preciso cansarmo-nos excessivamente. Quando de facto nos esforçámos por dar o melhor de nós, podemos deixar o resto nas mãos daquele que tem o poder de realizar tudo o que quer.
Que a bondade divina nos comunique sempre a luz da sabedoria, para que possamos ver com clareza e realizar a sua vontade com profunda convicção, em nós e nos outros […], para que das suas mãos aceitemos o que nos envia, considerando o que é de maior importância: a paciência, a humildade, a obediência e a caridade.
Carta de 17/11/1555
4 comentários:
Mais uma Capela da Diocese de Leiria-Fátima profanada pela falsa cultura em que a fealdade se une ao mal...
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2303&v=1B-RIqivHZM - minuto 28:27
Quem terá autorizado isto? Para mais, ao minuto 38:23 agradece-se o apoio da Associação Mãos Unidas Com Maria, de Fátima... ( https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-M%C3%A3os-Unidas-Com-Maria-2060946760830235/ )
Mas porque estes "agentes culturais" não fazem este tipo de filmagens numa mesquita???
Qual foi a capela?
Mesquita?!
E ss consequências?
Jesus, perante a profanação do Templo, agiu como agiu...mas, hoje, com toda esta tolerância enganosa tudo se aceita, porque tudo é relativo...
Mas como a Verdade da Palavra de Deus é imutável e intemporal!
Este texto de Santo Inácio de Loyola continua mais do que atual. E se já, na Época em que foi escrito, era tocante, imagine- se, hoje, num mundo que gira à velocidade da luz, aonde cada vez há menos tempo e disponibilidade para parar, discernindo, o que é realmente mais importante!
Enviar um comentário