quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

A memorável carta que o Cardeal Pell escreveu a partir da prisão

O Cardeal George Pell morreu ontem, em Roma. Recordamos aqui a carta que escreveu, em Agosto de 2019, quando estava preso - injustamente:

Querida Kathy e irmãos e irmãs em Cristo do grupo Support Cardinal Pell,

Antes de tudo, deixem-me agradecer-vos as orações e mensagens de apoio, que trazem imenso consolo, humana e espiritualmente.

Uma explicação prévia: Eu recebi entre 1500 a 2000 cartas e serão respondidas. Até agora, apenas respondi a alguns dos meus companheiros de prisão e alguns outros casos especiais. A vossa gentileza não será esquecida e sempre será lembrada com carinho.

A minha Fé em Nosso Senhor, assim como a vossa, é uma fonte de força. Saber que o meu pequeno sofrimento pode ser usado com bons propósitos através da união com o sofrimento de Jesus motiva-me e mostra-me o caminho a seguir. Desafios e problemas na vida da Igreja devem ser confrontados com essa Fé.

Devemos ter sempre presente que a Igreja Católica é una, não apenas como uma família que permanece unida nos momentos difíceis, mas porque a Igreja de Cristo é a Igreja Católica, que constitui o Corpo de Cristo. Um ditado antigo ensina que deve haver unidade no essencial e diversidade no que não é essencial. Mas em sempre e em tudo devemos ter caridade.

Concordo que temos motivos para ficarmos preocupados com o Instrumentum Laboris do Sínodo da Amazónia. Este não é o primeiro documento de má qualidade apresentado pelo secretariado do Sínodo. O Cardeal Gerhard Müller, ex-Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, escreveu uma excelente crítica. Não sou especialista na região, mas estive no Equador e na Amazónia Peruana, onde um sacerdote de Sydney, o Padre John Anderson, administra uma paróquia de exemplar piedade, actividade pastoral e ortodoxia. Como na Amazónia ainda falta muita água correr antes do fim do Sínodo.

Um ponto é fundamental. A tradição dos Apóstolos, os ensinamentos de Jesus e dos Apóstolos, tirados do Novo Testamento e ensinados por Papas e concílios, pelo Magistério, é o único critério doutrinal para o ensino sobre doutrina e prática. Na Amazónia ou fora da Amazónia, em qualquer lado, a Igreja não pode permitir confusão, muito menos algum ensinamento contrário à Tradição Apostólica.

O Espírito continua a estar na Igreja. Vocês têm todo o direito a fazer com que as vossas vozes sejam ouvidas, razoavelmente e com caridade. Não precisamos de esperar o pior.

Vosso no Senhor,
Vosso grato irmão

+ George Card Pell


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta imagem é, para além de chcante é também revoltante, depois de sabermos, de que tudo não passou duma cilada, provocada por aqueles a quem tal medida deveria ser implementada...
Felizmente, que, para aqueles " lados", a Justiça ainda funciona!
Realmente, o Calvário dos verdadeiros homens de Fé já começou, consequência do ódio, que Satanás tem à Igreja fiel, pois, é ele mesmo que usa esses caluniadores, com o único objetivo de destrui-La.
Não podemos afirmar que a sua morte não tenha sido natural, mas que é tudo muito estranho é!
Basta conhecermos a Doutrina que ele defendia e o quanto era incomoda a sua postura.
Que Deus o cubra de Glória e que, no Céu, interceda por nós, que ainda não sabemos o que nos espera!