domingo, 2 de outubro de 2022

Quem são os Anjos da Guarda?

Tenho um anjo da guarda?
Sim, qualquer ser humano tem um anjo da guarda.

Quando é que recebi o meu anjo da guarda? 
No momento da concepção. O vosso anjo foi-vos dado mesmo antes das graças do baptismo! Isto é porque os anjos são dados aos seres humanos em virtude da nossa razão e não da nossa graça baptismal.

O meu anjo foi anjo da guarda de alguém antes de mim?
Provavelmente não. Cada ser humano recebe um anjo. No entanto, é teoricamente possível (apesar de muito improvável) que um anjo possa ser reposicionado se o seu primeiro humano for condenado ao inferno.

O meu anjo da guarda vai estar comigo na próxima vida?
Se forem para o Céu, o vosso anjo estará convosco na glória como companheiro e amigo eterno. Se forem para o inferno, o anjo vai deixar-vos e, em vez dele, receberão um demónio que vos vai atormentar para sempre.

O meu anjo da guarda já me conhecia antes de nascer?
Sim. Não só pelo conhecimento natural dos anjos, mas também por um conhecimento especial dado por Deus - o vosso anjo conheceu-vos desde o momento da sua entrada no Céu, depois da sua criação.

O meu anjo da guarda é um arcanjo?
Quase de certeza que não. Parece que os anjos da guarda são todos escolhidos do coro mais baixo de anjos, que se chama "Anjos". Os Arcanjos estão sobre este coro e não parecem ter a função dos anjos da guarda. É possível que um anjo da guarda possa receber ajuda e conselhos dos arcanjos, ou mesmo de um serafim.

O meu anjo está sempre comigo?
Sim, o vosso anjo vigia-vos sempre porque Deus vos guia sempre com a Sua providência. Um anjo está localmente presente quando actua como causa completa e imediata num corpo; assim, o anjo até pode estar localmente presente ao pé de vocês. Em qualquer dos casos, o vosso anjo está espiritualmente presente na vossa alma; a não ser que sejam condenados ao inferno depois da morte.

Os meus pecados fazem o meu anjo ficar triste?
Nem por isso. O vosso anjo goza da visão perfeita de Deus e, portanto, não pode estar triste, pois todos aqueles que vêem Deus estão felizes com perfeição. Tal como Deus permite que pequem, também o vosso anjo permite que caiam - isso não o faz ficar triste, porque ele tem sempre alegria ao olhar para o plano de Deus. Ainda assim, é provável que o vosso anjo experimente um desgosto geral com os vossos pecados.

O meu anjo da guarda luta contra demónios em meu nome?
Claro! Lembrem-se do livro de Tobias, Rafael salvou Tobias dos demónios a atormentar Sara.

O meu anjo da guarda pode trabalhar com outros anjos da guarda para obter algo muito bom?
Sim, de facto. O Padre Pio enviava regularmente o seu anjo da guarda para trabalhar com outros anjos. Os anjos regozijam-se em trabalhar juntos para o nosso maior bem.

O meu anjo da guarda discute com outros anjos da guarda?
Sim, num certo sentido. Os vários anjos da guarda trabalham a um nível mais imediato quando guiam a espécie humana. Assim, apesar de todos os anjos da guarda estarem totalmente dedicados ao plano de Deus, é possível que existam movimentos contrários parciais ou temporários na forma como este plano é concretizado. S. Tomás usa isto como uma interpretação da divisão entre Gabriel e o anjo da Pérsia no livro de Daniel. Como diz o Doutor Angélico, "Diz-se que os anjos se resistem uns aos outros; não que as suas vontades estejam em oposição, visto que são uma só mente no que toca ao cumprimento dos decretos Divinos, mas sim que as coisas sobre as quais procuram conhecimento estão em oposição" (ST I, q.113, a.8)

O meu anjo da guarda pode afectar a realidade física à minha volta?
Sim. Sta. Gemma Galgani pedia regularmente ao seu anjo da guarda para enviar cartas por ela - muitas cartas foram e vieram para o seu director espiritual, enquanto ele estava em Roma.

Posso dar um nome ao meu anjo da guarda?
Talvez, mas temos que ter em conta que normalmente compete é ao superior nomear o inferior. Assim, não parece próprio que um ser humano possa dar nome a um anjo.

O meu anjo tem um nome?
Quase de certeza, Deus nomeou todos os seus anjos - ou talvez os anjos superiores deram nomes aos inferiores.

Como é que eu descubro o nome do meu anjo da guarda?
Podem experimentar perguntar. Mas também é possível que não vos seja revelado imediatamente. Penso que no Céu todos saberemos os nomes dos anjos da guarda.

É possível ter uma devoção exagerada ao nosso anjo?
Desde que tenham em mente que o vosso anjo é uma expressão do amor e da providência de Deus (e não um ser para ser considerado sozinho), não há perigo deter uma devoção demasiado forte ao vosso anjo da guarda.

Jesus tinha um anjo da guarda?
Sim, como qualquer outro ser humano, Cristo tinha um anjo da guarda. É provável que o seu anjo da guarda fosse o maior de todos os anjos do coro inferior de anjos. 

O anti-Cristo vai ter um anjo da guarda?
Se for um ser humano vai ter um anjo da guarda. Mesmo que ele venha a ser um grande inimigo de Deus, o Senhor vai continuar a amá-lo - a expressão deste amor é o dom de um anjo da guarda.

Quantos anjos existem e poderiam ser potenciais guardas?
Existem incomparavelmente mais anjos que seres humanos. Assim, apesar de os anjos da guarda só serem escolhidos do coro mais baixo dos anjos, é provável que o coro tenha bem mais anjos que o número de humanos que já existiram, existem e vão existir. O único limite ao número de anjos da guarda é o número de humanos e não o número de anjos.

Todos os santos anjos da guarda, roguem por nós!

in New Theological Movement


blogger

6 comentários:

Jorge disse...

E os anjos da guarda das crianças abortadas?

maria José Martins disse...

Palavras de Jesus Ressuscitado aos Seus Apóstolos, depois de lhes explicar o Seu sofrimento, no Horto das oliveiras:
(...) Ali, foi onde Eu me encostei e, aqui, foi onde pairou o Anjo do Senhor, para Me confortar em Minha vontade de fazer a Vontade de Deus. Porque, lembrai-vos disto: Sempre que quiserdes fazer a Vontade de Deus, e quando chega o ponto em que já não aguentais mais a persistir, VEM O ANJO SOCORRER O HERÓI ESGOTADO. Quando estiverdes angustiados, não tenhais medo de cair em vilezas ou renegar. Se persistirdes em QUERER o que Deus QUER, Deus fará de vós GIGANTES de heroísmo, se permanecerdes fiéis à Sua Vontade.
LEMBRAI-VOS também do que Eu vos disse: depois da última tentação no deserto, Eu fui assistido por um Anjo, assim como, na última tentação.
E, assim, será também CONVOSCO e com todos aqueles que forem MEUS FIÉIS! Porque, em verdade vos digo: O que Eu recebi, vós recebereis também! E Eu mesmo o conseguiria para vós, se o Pai já não estivesse , em Sua AMOROSA JUSTIÇA, para concedê-lo.
Porém, acrescento, tudo recebereis de igual modo, mas somente a vossa dor será inferior à Minha..."--da Obra: "O Evangelho como me foi revelado, de Maria Valtorta.

E, por tudo isto, é de lamentar que, nos tempos de hoje, pouco ou nada se fale, do Poder dos nossos Anjos da Guarda...

Anónimo disse...

Nem de propósito: https://www.youtube.com/watch?v=DKdUuXIqo28

maria José Martins disse...


E ainda dizem que não há CENSURA...
Tentei consultar o link proposto, mas o vídeo já foi retirado!
-De que falará?!

Anónimo disse...

Como assim? Aqui está a funcionar. O título do vídeo é:

Fr. Malachi Martin on Angels - "Our Invisible Guides"

maria José Martins disse...


Obrigada pela informação.
Pelo título já consegui ouvir o vídeo.