segunda-feira, 25 de maio de 2020

Curiosidades Papais

A palavra Papa
Derivada do grego pappas e do latim pappa. Ambas significam pai. Em 1073, o Papa Gregório VII proibiu que o termo fosse utilizado por qualquer outra pessoa. Até aquela data, bispos e padres também recebiam o tratamento de papa.

A autoridade Papal
Segundo a tradição católica, a liderança de São Pedro perante os 12 apóstolos, confiada por Jesus Cristo, é que define a supremacia do Sumo Pontífice.

Mais jovem
João XII tinha apenas 18 anos quando foi eleito.

Mais idoso
Honório III. Eleito com 90 anos.

Papa que não era clérigo
Conde Tusculum (João XIX) foi eleito em 1024 sendo leigo e senador.

Papado mais longo
São Pedro ficou 33 anos no trono.

O mais curto
Urbano VII. Durou apenas 13 dias.

Insígnias do papado
O anel do pescador. Quando o Papa morre, o seu anel, que é usado na mão direita, é partido numa bigorna, com um martelo de ouro.

As chaves de São Pedro
Simbolizam o poder que foi dado a São Pedro.

Sede gestatória
Poltrona montada sobre um andor, carregada pelos oficiais do Vaticano quando o Papa saía em Procissão. João Paulo II substituiu-a pelo Papamovel.

Batina branca
Usada pela primeira na Idade Média, quando o Papa começou a usar regularmente o título de Vigário de Cristo, para representar a pureza de Cristo.

Tiara pontifícia
A tiara é imposta ao novo Papa pelo Cardeal protodiácono pronunciando a seguinte fórmula: "Recebe a tiara ornada com três coroas e sabe que és o pai dos príncipes e dos reis, o reitor do mundo, o vigário na terra do Salvador nosso Jesus Cristo, ao qual se deve toda a honra e toda a glória pelos séculos dos séculos". Paulo VI usou apenas uma vez e João Paulo I recusou-se a usá-la.

Renúncias
Celestino V (Pierre de Morrone) (Celestino V), porque não se considerava capaz de exercer o pontificado. O mesmo aconteceu com o Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger) em 2013.

Papas assassinados (não mártires)
João VIII, Estêvão VI, Leão V, João X, João XII, Bento VI, João XIV, Clemente II. 
  
Papas canonizados
Há 81 papas canonizados e 8 beatificados.



blogger

7 comentários:

Zé Maria Duque disse...

João, peço desculpa mas penso que houve um Papa com um pontificado maior que São Pedro.

Se não estou em erro existe um imagem do mesmo na Basilica de São Pedro onde diz que o seu pontificado foi tão longo como o de São Pedro (embora tenha sido mais longo, o respeitinho é bonito).

Vou investigar.

João Silveira disse...

Olá Zé Maria. Estás desculpado! Se encontrares algo em sinal contrário, corrijo o que estiver mal. As minhas fontes revelam inequivocamente o pontificado de S.Pedro como o maior de sempre, e a dúvida é se terão sido 33 ou 34 anos de pontificado.

Quem quase igualou este recorde foi o Papa Pio IX, com 31 anos e 7 meses, de 1846 a 1878. Como curiosidade há que dizer que foi este o Papa que proclamou o dogma da Imaculada Conceição (1854), e que foi o terceiro Papa a nascer no dia 13 de Maio, seguindo o "exemplo" dos Papas Inocêncio XII e Inocêncio XIII.

O terceiro Papa com o maior pontificado foi o Papa João Paulo II com 26 anos e 5 meses de duração.

Duarte 16 disse...

E o próximo será Bento XVI!
Nunca se sabe!!
João, muda lá o Papa "Benedito" para Bento, e "honor" para honra!!
Ser Papa com 12 anos... que sonho!ahah

mvs disse...

Faltou dizer que o primeiro Papa a ser representado sem auréola foi o Bonifácio II.

Filipe d'Avillez disse...

Há mais casos de renúncia. Celestino não foi o único nem o primeiro. Vai ao wikipedia e mete Papal Abdications para ver detalhes.
Lembro-me de ouvir falar num que renunciou porque foi capturado e enviado para trabalhar numa mina algures... outros tempos.

Quanto à origem da palavra Papa, estás redondamente enganado. Toda a gente sabe que PAPA é um acrónimo que significa "Pedro Apóstolo Príncipe dos Apóstolos"... não é Magriço? Ah ha ha.

Destas coisas dos recordes, e de ser o primeiro, o que mais gosto é quando os jornalistas dizem que João Paulo II foi o primeiro Papa a entrar numa sinagoga, sim porque São Pedro nunca deve ter entrado! Ficava à porta à conversa com os amigos.

E o miudo que foi eleito com 12 anos, não foi o mais longo porquê? O que é que lhe aconteceu?

João Silveira disse...

Ora bem, Pai dos Cosmes Damiões, tens razão, houve mais Papas a resignar, este foi só um exemplo, de um Papa que "desistiu" depois de 3 meses e meio de papado.

Quando ao Bento IX, o Papa supostamente eleito com 12 anos, é polémico. Aliás, todo o seu papado foi polémico, basta dizer que se dividiu em três partes, com outros papas pelo meio. Mas parece que não há consenso nos historiadores, se terá sido eleito com 12 ou 20 anos. Parece-me mais "normal" que tenha sido com 20, mas há mil anos o normal era bem diferente do que é hoje. Seja como for, vou optar pelos 20 anos, e sendo assim o Papa mais jovem é o João XII, eleito com 18 aninhos.

Este post está em constante mutação..

Francisco X. S. A. d'Aguiar disse...

E os anti-Papas, não fazem parte desta "estatística" porquê?

E qual foi o conclave mais longo?

E porque é que também chamamos papa à comida dos bebés?