quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

O silêncio culpável do Papa Honório I

A heresia Nestoriana defendia que em Jesus Cristo havia duas pessoas e duas naturezas. O Concílio de Éfeso (431 d.C.) ensina que em Jesus Cristo há apenas uma pessoa (e não duas), na qual co-existem duas naturezas - humana e divina - em união hipostática. Ainda como tentativa de resposta ao Nestorianismo surge outra heresia, o Monotelismo. Esta defendia que Jesus Cristo tinha apenas uma vontade. Essa teve o apoio (tácito) do Papa Honório I. O Papa nunca apoiou explicitamente o Monotelismo mas contribuiu com o seu silêncio para que se espalhasse e por isso foi condenado, como explica Santo Afonso:  

Não negamos que Honório tenha errado ao impor silêncio àqueles que discutiam sobre se Jesus Cristo tinha uma ou duas vontade. Sendo uma questão de erro, impor o silêncio é favorecer o erro. Onde existe um erro é necessário denunciá-lo e abatê-lo. Esta foi a falta de Honório. 

Mas é indubitável que Honório jamais tenha abraçado a heresia dos Monotelistas, que dizem o contrário os hereges...responde o Sínodo que condenou Honório, não por ter abraçado formalmente a heresia, mas pelo favor que prestou aos hereges; como (o Papa) Leão II escreveu na epístola a Constantino Pogonato na qual confirma o Sínodo. 

Nessa epístola, depois de enumerar os hereges condenados, fautores dos erros, como Teodoro de Faran, Ciro de Alexandria, Sérgio, Pirro, Paulo e Pedro sucessores na sede de Constantinopla, anatematiza também Honório; não por ter adoptado a sua falsa doutrina, mas por ter permitido que ela não fosse derrubada.

Santo Afonso Maria de Ligório in 'História das Heresias' (t. I, c. VII, art. II.)


blogger

4 comentários:

Tam disse...

Boa noite

muito obrigada pelo vosso blogue.
venho de descobrir esta mensagem do Padre Sousa Lara
de 30 de Junho deste ano https://www.youtube.com/watch?v=Dp6KgZ3Fe64
com os melhores cumprimentos

TAM

Anónimo disse...

E não será esta a postura do atual pontificado?
Com o todos, todos, todos, " proibindo- se" a conversão, porque Deus nos ama como somos...Claro que sim, mas por Misericórdia Infinita, para que possamos mudar de vida, arrependendo- nos, por te- Lo ofendido.
Aceitam assim, a ideologia gay, a comunhão adultera, e mais veremos, ainda.
Que Deus os ilumine e faça mudar de rumo.

Anónimo disse...

Sob o nome de Honório, o Chico.

Maria José Martins disse...

(..)"Um Sacerdote indigno, impuro, herege, infiel, incrédulo, tíbio ou frio, extinto, insípido-luxurioso faz um mal dez vezes maior do que um infiel, culpado pelos mesmos pecados, e arrasta muitos outros ao pecado. O relaxamento no sacerdócio, o acolhimento dado, a doutrinas impuras, ao egoísmo, à avidez, à concupiscência, junto com ser Sacerdote, desemboca do deicídio. (..)"
(..) "Tempos virão, nos quais, assim como acontece a nós de Israel, e ainda, com maior infidelidade, o Sacerdócio crerá ser uma classe "eleita", porque só sabe o que é SUPÉRFLUO e NÃO CONHECE o que é, INDISPENSÁVEL, ou o conhece de forma morta, como, hoje, os Sacerdotes conhecem apenas a Lei, nas vestes, mas NÃO NO ESPÍRITO" (..)
(..) " Assim, chegará o tempo em que o Evangelho será ensinado CIENTIFICAMENTE bem, mas ESPIRITUALMENTE MAL!" (..)--Jesus na Obra: "O Evangelho como me foi revelado, de Maria Valtorta