quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

As lágrimas de Santo Ambrósio pela morte do seu irmão

Nem todas as lágrimas são um sinal de falta de fé ou de fraqueza. Uma coisa é a dor natural, outra a tristeza que resulta da descrença. 

A dor não é a única a manifestar-se com lágrimas; também a alegria tem as suas lágrimas, também o afecto suscita lágrimas, a palavra rega o solo com lágrimas, e a oração, segundo as palavras do profeta, banha de lágrimas o nosso leito (Sl 6,7). 

Quando os patriarcas eram sepultados, o seu povo também chorava muito. As lágrimas são, pois, um sinal de afecto e não incitações à dor. Chorei, confesso-o, mas também o Senhor chorou (Jo 11,35); Ele chorou uma pessoa que não era da sua família, eu choro um irmão. Ele, num só homem, chorou todos os homens; e eu chorar-te-ei, meu irmão, em todos os homens.


Santo Ambrósio (c. 340-397) - bispo de Milão, doutor da Igreja


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Segundo o que li sobre as lágrimas de Jesus, quando sentiu a morte de Lázaro, para além da amizade, Jesus recordou , sobretudo, o mal que o pecado faz à Obra Prima de Deus Pai: A criação do Homem à Sua Imagem e Semelhança.
Como o pecado, que gera a doença e a morte, a destruiram, pois se o Homem tivesse sido fiel , desde srmpre, nunca seria corrompido, nem na alma nem no corpo e continuaria como Deus o criou.
Jesus explica isso muito bem, na Obra , " O Evangelho como me foi revelado" , de Maria Valtorta