quinta-feira, 17 de agosto de 2023

São Jacinto, Apóstolo da Polónia

São Jacinto nasceu em 1183, na Polónia, entre as cidades de Breslau e Cracóvia (antiga Kramien). O seu nome de baptismo é Jacek Odrowąż. Alguns biógrafos dizem que pertencia à piedosa família Odrovaz, da pequena nobreza local.

Por volta do ano de 1218, ingressou na Ordem Dominicana em Roma, retornando à sua terra logo em seguida. Na Polónia, fundou diversos conventos como os de Breslau, Sandomir e Dantzig, tendo criado no ano de 1228 a Província Dominicana Polaca, cuja influência dominicana alcançou a Rússia, os Balcãs, a Prússia e a Lituânia. Percorreu aproximadamente quatro mil léguas anunciando o Evangelho.

Ainda novo descobriu a sua vocação religiosa. Antes de ingressar na Ordem dos Pregadores, era cónego na sua cidade natal.

Em Roma, conheceu São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores, cuja memória é no dia 4 de agosto. Pediu o seu ingresso e foi aceite na nova congregação. Depois de um breve noviciado concluído em Bolonha, em 1221, vestiu o hábito dominicano e tomou o nome de frei Jacinto. Foi o próprio São Domingos que o enviou de volta à sua pátria com um companheiro, frei Henrique da Morávia.

Assim iniciou a sua missão de grande pregador. O trabalho que teria de desenvolver na Polónia fora claramente fixado por São Domingos. Jacinto fundou em Cracóvia um convento da Ordem dos Pregadores. Depois de pregar em toda esta diocese, mandou alguns dominicanos missionários para a Prússia, Suécia e Dinamarca, pois estes países pagãos careciam de evangelização. 

Em 1228, após participar no Capítulo Geral da Ordem, em Paris, instalou-se na cidade de Kiev, na actual Ucrânia, onde continuou a sua acção missionária.

Jacinto foi um incansável pregador da Palavra de Cristo e um dos mais pródigos colaboradores do estabelecimento da nova Ordem, naquelas regiões tão distantes de Roma. Foram 40 anos de intensa vida missionária. 

Morreu aos 72 anos, no dia 15 de Agosto de 1257 , no convento de Cracóvia, consumido pela fadiga. Considerado pelos biógrafos uma das glórias da Ordem Dominicana, foi canonizado em 1524 pelo Papa Clemente VII.

Sendo que o dia em que morreu, 15 de Agosto, é a festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu e no dia seguinte, dia 16 de Agosto, ser comemorado São Joaquim, pai da Virgem Maria, São Jacinto é comemorado no dia 17 de Agosto.

in hagiosdatrindade.blogspot.com


blogger

Sem comentários: