quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

São João da Cruz estando preso era livre

3 de Dezembro de 1577. Toledo. Noite fechada. Um frade chamado João da Cruz foi levado à força para o convento carmelita. Ele estava com os olhos vendados e esperam-no oito meses que serão morte e vida para ele. Ali, numa cela de 2,70 por 1,60 metros, sem janela, com duas mantas velhas e o imobiliário reduzido a um banco, pão e água duas vezes ao dia, jejum obrigatório três vezes na semana, açoitado regularmente batido até abrir a carne das costas, nasceu o maior poema de amor de todos os tempos: o Cântico espiritual.

«Na noite do desprezo, da injustiça e do esquecimento de muitos, São João da Cruz comprovou que Deus não está sujeito a nada. O seu corpo estava preso, mas ele estava cheio do Espírito ”, afirma Inmaculada Moreno, doutora em Teologia Espiritual e especialista na mística carmelita. «Na noite da fé poderia ter-se encerrado no ressentimento ou perdido em mil hesitações, mas a sua alma não estava murada como a cidade de Toledo. Na prisão esteve livre, por isso escolheu cantar e amar ”, acrescenta.

Homem de dores à imagem de seu Senhor, Juan de Yepes nasceu em 1542 em Fontiveros (Ávila) no meio de uma grande pobreza. Órfão de pai muito cedo, viveu da caridade durante a infância, mas pôde receber formação dos Jesuítas de Medina del Campo.

Depois de terminar os seus estudos, decidiu ir ter com os Carmelitas de Medina. Apenas 100 anos antes, a regra dos Carmelitas havia sido mitigada pelo Papa Eugénio IV, suspendendo o jejum rigoroso e a observância do silêncio, mas quando ele entrou no convento, o novo frade pediu permissão para viver segundo a regra dos primeiros eremitas do Monte Carmelo.

Em 1564 começou a estudar na Universidade de Salamanca e três anos depois foi ordenado sacerdote. Na busca do silêncio e da intimidade com Deus, chegou a pensar em entrar na Cartuxa, mas naquele Outono teve lugar um encontro decisivo com Santa Teresa de Jesus, que o convenceu a ajudá-la na reforma da ordem carmelita.

Frade João seguiu os seus passos e, em 28 de Novembro de 1568, fundou o primeiro convento masculino carmelita de acordo com a regra primitiva, mudando o seu nome para João da Cruz. O que se seguiu foram 10 anos de sofrimento devido à resistência dos carmelitas calçados na divisão da ordem.

O episódio da sua prisão em Toledo dá-se neste contexto. Oito meses depois, ele conseguiu escapar para retomar a unidade na reforma do Carmelo. No entanto, os seus últimos anos foram marcados pela incompreensão do próprio Carmelo, que até o enviou como simples frade a um convento remoto, distanciando-o de qualquer responsabilidade do novo ramo carmelita.

Finalmente, doente e abandonado por todos, no dia 14 de dezembro de 1591, aquele que um dia pediu ao Senhor que "sofresse e fosse desprezado por Ti" morreu em Úbeda. Uma testemunha da sua morte escreveu que “o seu rosto estava muito sereno, bonito e alegre que parecia estar a dormir, causando alegria e felicidade”.

São João da Cruz é o testemunho de que “tudo é vaidade em relação a Deus”, afirma Inmaculada Moreno, que faz alusão ao símbolo da noite escura cunhado pelo santo para indicar como "ele nos convida a experimentar o desprezo como uma purificação de todas as coisas, como forma de o Senhor nos aproximar d'Ele".

Moreno cita aqui a principal experiência do santo: “a união com o Amado, um casamento espiritual para se unir a Deus em qualquer circunstância, na alegria do Cântico dos Cânticos”. E assim, como o santo experimentou, "esvaziemo-nos de tudo para que Deus seja o nosso tudo e abandonemo-nos somente a Ele".

in alfayomega.es


blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...

E para quem pensa, que SER CRISTÃO é fácil, ponha os olhos na VIDA destes Santos e, já que não consegue IGUALAR-SE ao Mestre, JESUS CRISTO, APRENDA, pelo menos, que a SUA RELIGIÂO É TUDO, menos FACILITISMOS!! E cada vez pior, porque OS VALORES DIVINOS estão CADA VEZ MAIS em confronto, com os do MUNDO!!!

Maria José Martins disse...


E somente almas totalmente mergulhadas no Amor de Deus conseguem ser felizes no meio de todas as adversidades, perdoando tudo e TUDO aceitando, felizes, por Amor ao Seu Deus!
Sendo assim, não resisto em escrever mais um extrato, tirado da Obra "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta.
Diz-nos Nossa Senhora: "...tudo ficava reduzido a nada, pelo desejo de possuir a Deus, pela persuasão de tudo poder, quando O possuímos.
Aproximai-vos, ó Cristãos, deste Amor Total! Que tudo o que é terreno perca valor. Olhai só para Deus e, quando estiverdes ricos com esta pobreza desejada, tereis, a Verdadeira Riqueza Incomensurável. E, então, Deus Se inclinará para o vosso Espírito, a fim de instruí-lo, para depois, possuí-lo! E subireis, então, com Ele ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo de forma a conhecê-Los e a Amá-Los para sempre e por toda a Eternidade, possuindo assim, as Suas Graças e as Suas Riquezas, para todos os irmãos!
Nunca somos tão ativos, em favor dos irmãos, como quando estamos no meio d/ELES, pois, já somos LUZES UNIDAS À SUA LUZ DIVINA..."