sábado, 23 de outubro de 2021

Quando o Cardeal Wojtyla "desobedeceu" ao Papa Paulo VI

Após o Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI iniciou uma nova política da Santa Sé em relação aos países atrás da Cortina de Ferro. A esse reatar de relações com os países dominados pela União Soviética denominou-se Ostpolitik.

A Ostpolitik tinha como objectivo aliviar as perseguições feitas aos católicos em países como a Hungria, Polónia, Roménia, etc. O contra-ponto era que a Igreja iria demitir-se de fazer críticas públicas a esses regimes e moderar a sua actividade nos mesmos, especialmente no que acontecia na Igreja escondida, na Igreja clandestina.

Um dos países em que a situação estava bastante complicada era a Checoslováquia, onde o Papa tinha proibido as ordenações sacerdotais por parte de Bispos que estivessem na clandestinidade.

O Cardeal Karol Wojtyla - futuro Papa João Paulo II e à época Arcebispo de Cracóvia - decidiu ordenar os seminaristas checoslovacos juntamente com um dos seus bispos auxiliares, Juliusz Groblicki. Esses homens foram ordenados sacerdotes clandestinamente e contra as ordens do Papa Paulo VI.

De facto, o Cardeal Wojtyla nunca informou a Santa Sé destas ordenações. Segundo George Weigel, seu biógrafo, o futuro Papa João Paulo II estava convencido que agindo deste modo não estaria a desafiar a política da Santa Sé mas apenas a cumprir o seu dever de ajudar os fiéis perseguidos. E fez muito bem! A obediência na Igreja nunca foi uma obediência cega, que abdica do uso da razão.

Este episódio é contado por Weigel texto que escreveu sobre o Cardeal Casaroli e comentado de forma brilhante por Peter Kwasniewski no One Peter 5.


blogger

2 comentários:

Maria José Martins disse...

É por essa atitude e por outras idênticas, que S. João Paulo II é "idolatrado" por todos, na Polónia, sua terra natal.
E, segundo a minha opinião, embora por bem, Bento XVI, nesse caso, estaria a ser um pouco covarde, não CONFIANDO no Poder de Deus, perante aqueles que Lhe são fiéis! Se omitimos a VERDADE, Deus não pode agir...Ele precisa que demos o primeiro passo para que, depois, abençoando-nos, possa completar a Obra. Não é assim, que a Providência atua?
Acho que é esse MEDO--falta de Fé--que continua a TOLHER os tempos de hoje...e o medo, como aprendi, não vem de Deus.
E até me atrevo a compara essa situação, à situação atual da Igreja Católica na China!

Anónimo disse...

"Satanás conseguiu verdadeiramente um golpe de mestre: consegue fazer com que sejam condenados aqueles que conservam a Fé Católica por aqueles mesmos que a deveriam defender e propagar."

(Dom Marcel Lefebvre)