quarta-feira, 29 de junho de 2022

Festa de São Pedro e São Paulo

Hoje é Dia de São Pedro e de São Paulo. É uma festa celebrada pela Igreja em honra do martírio, em Roma, dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.  A celebração tem origem muito antiga e dá-se no dia 29 de Junho pois é a data do aniversário da morte e da transladação das relíquias dos santos.

A solenidade dos apóstolos romanos já era celebrada pela Depositio Martyrum do ano 354, quando São Paulo era festejado no seu túmulo na via Ostiense; e São Pedro na catacumba da via Ápia (porque a Basílica vaticana estava em construção).

No século VII, a solenidade, que no tempo de Santo Ambrósio era repartida nas três estações com uma Missa de vigília, dividiu-se em Roma em dois dias, porque a comemoração de São Paulo fora deslocada para o dia seguinte (30 de Junho). Permanecendo, ainda assim, incluída nas Missas de 29 de Junho. Esta festa dupla difundiu-se tanto no Ocidente como no Oriente.

Segundo o testemunho mais antigo de Tertuliano (século II): Pedro de Betsaida (povoação próxima do lago de Genezaré), cujo nome judaico era Simeão, depois chamado Cefas (pedra), morreu crucificado; e, segundo Orígenes, de cabeça para baixo (conforme o uso romano de crucificar os escravos). As recentes escavações confirmam que o chefe dos apóstolos foi martirizado (cerca do ano 67) na colina do Vaticano, onde foi construída a Basílica constantiniana.

Paulo de Tarso (povoação na Cilícia), cujo nome era Saulo, fariseu convertido (cerca do ano 31/32), depois da segunda prisão em Roma, foi decapitado por volta do ano 67 (como atesta ainda Tertuliano, segundo uma tradição constante). Isto aconteceu na via Ostiense (Ad Aquas Salvias, “Perto das Águas Sálvias”, a 5 km de Roma), não muito distante da grande basílica construída no lugar da primeira transladação (e confiada aos monges já no século VI).

in Pale Ideas


blogger

Sem comentários: