domingo, 15 de janeiro de 2023

Último texto escrito pelo Cardeal Pell: "O próximo Sínodo é um pesadelo tóxico"

Pouco dias antes de morrer, no passado dia 10 de Janeiro, o Cardeal George Pell escreveu o seguinte artigo no 'The Spectator', no qual denunciava o "Sínodo sobre a Sinodalidade" como um "pesadelo tóxico":

O Sínodo dos Bispos Católicos está agora ocupado a construir aquilo que eles consideram ser o "sonho de Deus" da sinodalidade. Infelizmente este sonho divino transformou-se num pesadelo tóxico, apesar das boas intenções professadas pelos bispos. Produziram um folheto de 45 páginas que apresenta o seu relato das discussões da primeira fase de "escuta e discernimento", realizada em muitas partes do mundo, e é um dos documentos mais incoerentes alguma vez enviados de Roma.

Embora agradeçamos a Deus que os números católicos em todo o mundo, especialmente em África e na Ásia estão a aumentar, o quadro é radicalmente diferente na América Latina, com perdas para os protestantes, bem como para os secularistas.

Sem sentido de ironia, o documento intitula-se "Amplia o Espaço da Tenda" e o objectivo de o fazer é acomodar, não os recém baptizados - aqueles que responderam ao apelo de arrependimento e crença - mas qualquer pessoa que possa estar interessada o suficiente para ouvir. Os participantes são instados a serem acolhedores e radicalmente inclusivos: "Ninguém é excluído". O documento não exorta nem mesmo os participantes católicos a fazer discípulos de todas as nações (Mat 28, 16-20), muito menos a pregar o Salvador oportuna e inoportunamente (2 Tim 4, 2).

A primeira tarefa para todos, e especialmente para os professores, é ouvir no Espírito. De acordo com esta recente actualização da boa-nova, a 'sinodalidade' como uma forma de ser para a Igreja não é para ser definida, mas apenas para ser vivida. Ela gira em torno de cinco tensões criativas, começando pela inclusão radical e avançando para a missão num estilo participativo, praticando 'co-responsabilidade com outros crentes e pessoas de boa vontade'. As dificuldades são reconhecidas, tais como a guerra, o genocídio e o fosso entre clero e leigos, mas tudo pode ser sustentado, dizem os Bispos, por uma espiritualidade animada.

A imagem da Igreja como uma tenda em expansão com o Senhor no seu centro vem de Isaías, e o objectivo desta é salientar que esta tenda em expansão é um lugar onde as pessoas são ouvidas e não julgadas, não excluídas. Assim lemos que o povo de Deus precisa de novas estratégias; não de disputas e confrontos, mas de diálogo, onde a distinção entre crentes e descrentes é rejeitada. O povo de Deus deve realmente ouvir, insiste, o grito dos pobres e da Terra.

Devido a diferenças de opinião sobre aborto, contracepção, ordenação das mulheres ao sacerdócio e actividade homossexual, alguns sentiram que não se podem estabelecer ou propor posições definitivas sobre estas questões. O mesmo se aplica à poligamia, ao divórcio e ao “recasamento”. No entanto, o documento é claro quanto ao problema da posição inferior das mulheres e dos perigos do clericalismo, embora seja reconhecida a contribuição positiva de muitos sacerdotes.

O que se deve fazer deste potpourri, desta efusão de boa vontade da Nova Era? Não se trata de um resumo da fé católica ou dos ensinamentos do Novo Testamento. É incompleto, hostil de formas significativas à tradição apostólica e em nenhum lugar reconhece o Novo Testamento como a Palavra de Deus, normativa para todos os ensinamentos sobre fé e moral. O Antigo Testamento é ignorado, o patriarcado rejeitado e a Lei Mosaica, incluindo os Dez Mandamentos, não é reconhecida.

Inicialmente, podem ser feitas duas observações. Os dois sínodos finais em Roma em 2023 e 2024 terão de clarificar o seu ensino sobre questões morais, uma vez que o Relator (escritor chefe e director) Cardeal Jean-Claude Hollerich rejeitou publicamente os ensinamentos básicos da Igreja sobre sexualidade, com o fundamento de que estes contradizem a ciência moderna. Em tempos normais, isto teria significado que a sua continuação como Relator era inadequada, ou mesmo impossível.

Os sínodos têm de escolher se são servos e defensores da tradição apostólica sobre fé e moral, ou se o seu discernimento os obriga a afirmarem a sua soberania sobre o ensino católico. Têm de decidir se os ensinamentos básicos sobre coisas como o sacerdócio e a moral podem ser estacionados num limbo pluralista onde alguns escolhem redefinir os pecados para baixo e a maioria concorda em diferir respeitosamente.

Fora do sínodo, a disciplina está a afrouxar - especialmente no Norte da Europa, onde alguns bispos não foram repreendidos, mesmo depois de terem afirmado o direito de um bispo à dissidência; um pluralismo de facto já existe mais amplamente em algumas paróquias e ordens religiosas sobre coisas como abençoar a actividade homossexual.

Os bispos diocesanos são os sucessores dos apóstolos, o principal professor em cada diocese e o foco da unidade local para o seu povo e da unidade universal em torno do Papa, o sucessor de Pedro. Desde o tempo de Santo Irineu de Lião, o bispo é também o garante da fidelidade contínua ao ensinamento de Cristo, a tradição apostólica. São governadores e por vezes juízes, assim como professores e celebrantes sacramentais e não são apenas flores de parede ou carimbos de borracha.

'Ampliar a Tenda' está atento às falhas dos bispos, que por vezes não ouvem, têm tendências autocráticas e podem ser clericalistas e individualistas. Há sinais de esperança, de liderança e cooperação eficazes, mas o documento opina que os modelos piramidais de autoridade devem ser destruídos e a única autoridade genuína vem do amor e do serviço. A dignidade baptismal deve ser enfatizada, não os estilos de ordenação ministerial e de governação devem ser menos hierárquicos e mais circulares e participativos.

Os principais actores em todos os sínodos católicos (e concílios) têm sido os bispos. De uma forma suave e cooperativa isto deve ser afirmado e posto em prática nos sínodos, para que as iniciativas pastorais permaneçam dentro dos limites da sã doutrina. Os bispos não estão lá simplesmente para validar o devido processo e oferecer um "nihil obstat" ao que ouviram.

Nenhum dos participantes do sínodo: leigos, religiosos, sacerdotes ou bispos, está bem servido pela decisão sinodal de que a votação não é permitida e as propostas não podem ser propostas. Transmitir apenas a opinião do comité organizador ao Santo Padre para que este faça o que ele decide é um abuso da sinodalidade, um afastamento dos bispos, injustificado pelas escrituras ou tradição. Não é um processo justo e é passível de manipulação.

Reuniões contínuas deste tipo aprofundam as divisões e alguns poucos sabem que podem explorar a confusão e a boa vontade. Os ex-Anglicanos entre nós têm razão em identificar a confusão crescente, o ataque à moral tradicional e a inserção no diálogo do jargão neo-marxista sobre exclusão, alienação, identidade, marginalização, os sem voz, LGBTQ, bem como a mudança de noções cristãs de perdão, pecado, sacrifício, cura, redenção. Porquê o silêncio sobre a vida após a morte de recompensa ou castigo, sobre as quatro últimas coisas; morte e julgamento, céu e inferno?

Até agora a via sinodal tem negligenciado, na verdade desvalorizado, o Transcendente, encoberto a centralidade de Cristo com apelos ao Espírito Santo e encorajado o ressentimento, especialmente entre os participantes.

Os documentos de trabalho não fazem parte do magistério. São uma base de discussão; para serem julgados por todo o povo de Deus e especialmente pelos bispos com e sob o Papa. Este documento de trabalho necessita de mudanças radicais. Os bispos devem compreender que há trabalho a ser feito, em nome de Deus, mais cedo do que mais tarde.

Cardeal George Pell in 'The Spectator'



blogger

1 comentário:

Maria José Martins disse...


Depois de ler este texto e dada a conjuntura atual, é caso para recordar as palavras de Jesus Cristo: "Ai Jerusalém, Jerusalém, que matas os Profetas e apedrejas os Enviados!
Quantas vezes, Eu quis reunir os teus filhos como a galinha, que acolhe os seus pintainhos, debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes!
Tempos virão em que os vossos inimigos vos cercarão, e não ficará pedra sobre pedra!"

Que Deus proteja todos aqueles que, mesmo ridicularizados, ignorados, perseguidos, rejeitados...continuam FIRMES na FIDELIDADE à Sã Doutrina!
E que me perdoem os bem intencionados, mas acredito que estamos a ser guiados por CEGOS, a quem, nem a enorme CONFUSÃO, a quase total ausência de Fé-- agravada por uma enorme crise de Valores-- ajudam a reconhecer que o TAL PROJETO é um FALHANÇO TOTAL, pois, se a Doutrina é IMUTÁVEL, porque é DIVINA e, por isso, PERFEITA, como podem querer REALTIVIZÁ-LA?
Alguma vez, Jesus DIALOGOU, para BAIXAR A FASQUIA? Nunca!
Mostrava a VERDADE, apresentava soluções, perdoava, mas EXIGIA CONVERSÃO, com ARREPENDIMENTO TOTAL! Leiam os Doutores da Igreja!
Que fez com o Jovem Rico da Palavra?
Ficou triste, mas deixou-o ir.
Esperou pelo filho Pródigo, mas afirmou: "Estava morto e voltou à VIDA!"
Desprezam TUDO o que são "revelações do Céu", onde Nossa Senhora ou o Próprio Jesus confirma de forma ATUAL, TUDO, o que acabo de expor: "Mais vale que a parte podre se afaste, antes que contamine TODA A IGREJA!"-- palavras de Jesus, na Obra: "O Evangelho como me foi revelado", de Maria Valtorta.
E o que nos diz o tão citado S. Tomás de Aquino, sobre o perdão?
--Primeiro, fala com o teu irmão particularmente, depois, leva duas testemunhas; e se ele não se modificar, então, entrega-o à Igreja para que seja julgado, ou até EXPULSO, se não se quiser converter!
E tudo isto é tão claro para nós-- SIMPLES ANALFABETOS TEOLÓGICOS-- que NADA entendemos desses raciocínios metafísicos, mas desobedientes à Palavra de Deus, e que, por isso, estão tão contaminados pelas teorias do mundo!
E como é cada vez mais difícil manter a calma, perante tanta SOBERBA, disfarçada de MISERICÓRDIA, que Jesus nos ajude a PERSEVERAR e que, pelo menos, nos dê a Graça, de "nos encontrar LUTANDO, quando chegar a hora de ir ao Seu Encontro!"