sábado, 10 de junho de 2023

Dia de Portugal

Neste dia de Camões, de Portugal e da Raça não vou citar os Lusíadas, nem qualquer poema a gloriar os feitos da nossa grande Nação. Em vez disso, vou citar este simpático Cardeal, de seu nome: Malcolm Ranjith, Arcebispo de Colombo (não na segunda circular, mas na terra a que os portugueses chamaram Ceilão).

Quando me cruzei com o Cardeal Ranjith, em Roma, mostrou-se infinitamente grato a Portugal, e dizia: "Se não fossem os portugueses eu não seria Católico, porque foram vocês que evangelizaram a minha terra."

Isto é um resumo, numa frase, de todas as odes às aventuras lusitanas por esses mares afora. Atravessámos meio mundo para levar a Cruz de Cristo e o Evangelho a quem não o conhecia. E, por causa disso, o Mundo mudou...até aos nossos dias.
 
É importante saber-se que a Fé e coragem dos nossos antepassados influenciam pessoas ainda hoje. Pessoas agradecidas e orgulhosas da presença portuguesa nas suas terras há séculos. E também pessoas que se consideravam portuguesas - e eram de facto - mas os interesses político-económicos roubaram-lhes essa identidade. Ou pelo menos tentaram.

Viva Portugal!

Padre João Silveira


blogger

2 comentários:

Zezé disse...

E os interesses político-económicos roubam agora a identidade dos portugueses no seu próprio país.
Acham normal esta política de portas escancaradas que permite uma invasão de não-europeus sem habilitações, não sabem falar outra língua que a sua, e sem contrato de trabalho?
Vêm de países miseráveis para serem miseráveis no nosso!
Redes de tráfico de humanos, escravatura, condições indignas de vida, desemprego, pobreza, fome, exploração humana, lavagem de dinheiro, corrupção, subsídio-dependência, criminalidade, formação de guetos, conflitos sociais - tudo isto em nome de quê?

Anónimo disse...

Mas, infelizmente, hoje, até a Evangelização, querem pôr em causa!
" O que mais nos irá acontecer!"