sábado, 4 de novembro de 2023

A 'Sinodalidade' explicada por um perito

Depois destas várias experiências [nas comissões do Concílio Vaticano II], compreende-se que eu não tenha conservado muito do meu entusiasmo juvenil pela 'conciliaridade' em geral. E ainda menos por esta conciliaridade de trazer por casa, a que hoje se chama abusivamente 'colegialidade' [sinodalidade]; com a qual gente insidiosa, através de artimanhas, faz crer às pessoas, que compõem esses órgãos colegiais, que tomaram decisões quando, na realidade, foram outros que as tomaram.

Padre Louis Bouyer in 'Mémoires'


blogger

3 comentários:

Anónimo disse...

É uma técnica muito conhecida. Quanto maior em número a assembleia, melhor.

Anónimo disse...

Mas, então, depois de tanta artimanha é difícil concluir que quem comanda esse evento não é o Espírito Santo, o Espírito da Verdade?
Afinal, não é o espírito das trevas, o pai da mentira, o ardiloso por natureza, que sempre usa essas armas de sedução e manipulação para nos enganar?
E o mais grave de tudo é que está mesmo a conseguir.
" Muitos dos Escolhidos se vão perder...felizes dos que perseverarem!"

Maria José Martins disse...


E, perante tais observações, o espírito que os anima só pode ser aquele que age nas entrelinhas do "sim, sim; não não, que Jesus tanto nos "exige", para que não possamos ser confundidos e desviados da VERDADE!
Mas como TUDO se relativizou e adaptou...e, aqui, relembro as afirmações de Jesus: (..) "O Evangelho é IMUTÁVEL, sem adaptações históricas, nem geográficas e nem rapeis de Ciência HUMANA!(..)"O que para este Pontificado parece ser totalmente ABSURDO, segundo li esta semana nas notícias, uma vez que a Palavra de Deus vai ser adaptada geográfica e civilizacionalmente, AOS INTERESSES DO POVO e não de DEUS!
Continuemos a rezar por aqueles que, mesmo confusos, mas por vezes arrogantes, AINDA procuram o lado CERTO, e que Deus os faça cair do cavalo, como a S. Paulo, ILUMINANDO-OS depois, de forma a se tornarem uns guerreiros na luta pelo BEM, porque, como sabemos pelas Profecias, já não há volta a dar, mas TUDO pode ser abreviado e minimizado através da ORAÇÃO, REPARAÇÃO e CONVERSÃO!