quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

São João, Apóstolo e Evangelista

Dia de São João, conhecido como "discípulo amado" por ser o preferido de Nosso Senhor. Foi São João que se reclinou no Seu peito durante a Última Ceia. Era o único dos 12 apóstolos que não era casado, por ser o mais novo, daí que frequentemente seja representado sem barba; o apóstolo virgem.

Foi o único a ficar aos pés da cruz, enquanto todos os outros fugiram com medo. Foi a Ele que Nosso Senhor, antes de morrer, confiou a Sua Mãe.

Foi o único dos 12 apóstolos a não morrer mártir. Ainda assim sofreu vários atentados contra a sua vida, nomeadamente na Porta Latina (cuja festa litúrgica é a 6 de Maio) e quando lhe deram a beber um cálice envenenado, daí ser representado muitas vezes com um cálice na mão.

O animal que o representa é a águia porque o seu evangelho foi escrito como alguém que vê as coisas do alto. Esse texto inspirado por Deus tem no seu início (o prólogo) as suas mais belas e importantes linhas, de tal maneira que é lido no final de todas as Missas em Rito Tradicional. Aqui fica:

No princípio existia o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Este estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram por Ele criadas, e nada daquilo que foi criado teria sido criado sem Ele. N’Ele havia vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandeceu nas trevas, mas as trevas a não receberam.

Apareceu um homem, mandado por Deus, e o seu nome era João, o qual veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que por ele todos acreditassem. Ele não era a luz, mas aquele que havia de dar testemunho da luz. Existia a luz verdadeira, a luz que ilumina todo o homem que vem a este mundo. Ele estava no mundo, e o mundo, embora houvesse sido criado por Ele, O não conheceu.

Veio ao que era seu, e os seus O não receberam. Porém, Ele a todos quantos O receberam e aos que acreditaram no seu nome deu o poder de serem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem do desejo da carne, mas somente da vontade de Deus. E o Verbo fez-se carne (genuflecte-se) e habitou entre nós; e contemplamos a sua glória, como era própria do Filho Unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade.


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Segundo palavras de Nossa Senhora, em " O Evangelho como me foi revelado", João era o discípulo mais novo, o mais casto e puro e, por isso, o mais amoroso. Daí ser também, o discípulo Amado!