sábado, 16 de agosto de 2025

"Missa em Latim é popular entre os jovens" Arcebispo Cordileone

Há “muitos católicos” que apreciam a forma tradicional da Missa e ele quer “respeitar as suas sensibilidades”, disse o Arcebispo de São Francisco, Salvatore Cordileone, de 69 anos, ao à conta Substack.com 'Per Mariam'.

Observou também que os jovens se sentem atraídos por esta tradição, e que quanto mais jovens são, mais se sentem fascinados pela forma tradicional da Missa.

No entanto: “Não se trata apenas da estética – o ritual e a música são belos – mas a verdade faz profundamente parte de tudo isto.” Os jovens católicos “experimentam a beleza da liturgia e depois abraçam a plenitude da fé católica”.

Embora a Missa no Rito Romano não seja o único instrumento eficaz de evangelização, parece ser aquele que obtém maior sucesso junto dos jovens: “O que verdadeiramente evangeliza é a beleza da herança da Igreja. Precisamos, por isso, de a viver de uma forma comunicável.”

Quanto ao Concílio Vaticano II, o Arcebispo Cordileone declarou que muito poucos católicos rejeitariam os documentos do Concílio: “Há uma facção da qual tenho ouvido falar, muito militante, que talvez rejeite alguns dos ensinamentos conciliares.”

Acrescentou que os jovens católicos não estão minimamente preocupados com o Concílio Vaticano II: “Eu pertenço à última geração que ainda conserva essa mentalidade do ‘antes e depois do Vaticano II’.”

Por fim, o Arcebispo Cordileone falou da sua experiência pessoal ao celebrar o Rito Romano: “Sinto que respiro com dois mil anos da história da Igreja naquela Missa, devido ao modo como ela se desenvolveu organicamente ao longo de tantos séculos. Sinto uma fortíssima ligação com os meus predecessores na fé.”

in gloria.tv


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Começo a acreditar em que, por trás de toda esta polêmica, desnecessária, existe um grande dose de prepotência, para não dizer maldade, por parte daqueles que estão empenhados em nos fazer evoluir...Se, canonicamente, a Igreja sempre considerou as diferentes formas de Celebração, porquê tanta resistência, para aqueles que se mantêm fiéis?
É que, numa época de tanta abertura....de tanta " misericórdia ", de tanto acolhimento...os únicos que não devem ser acolhidos são esses mesmos: os que resistem à mudança e, por fidelidade, preferem o rito antigo!
Não será isto perseguição?
Tudo se aceita, menos o Sagrado!
Quem se veste com dignidade, comunga com Reverência, Adora de joelhos...é beato e ultraconservador!
Mas, todos os que banalizam, conspurcam ou mesmo traem a Sã Doutrina, para além de acolhidos , já começam a ser considerados os que estão certos!
Logo, o PROJECTO está a dar fruto; não foi para isso que foi implementado?
Contudo, tal como N. S. profetizou, em Fátima, os resultados estão à vista: secularismo, falta de Vocações Religiosas...e tudo o que disso resulta: uma Sociedade confusa, onde, quase já não se distingue o que é certo do que está errado!
" Tudo ao molho e fé em Deus..."
Por favor, respeitem , pelo menos, as leis canônicas, que, AINDA, não mudaram!
Sejam coerentes na forma como avaliam e, já que estamos em maré de acolhimento, não persigam nem ataquem aqueles a quem Deus deu o discernimento de intuir o que mais LHE agrada!