domingo, 29 de maio de 2005

Ponto final no Carrilhão (essa grande obra!)

Para quem ainda não percebeu o que é um carrilhão, aqui vai:

Um carrilhão é um instrumento musical de percussão; é formado por um teclado e por um conjunto de sinos de tamanhos variados, controlaados pelo teclado. Os carrilhões são normalmente alojados em torres de igrejas ou conventos e são dos maiores instrumentos do mundo

Os carrilhões apareceram no século XV na Flandres quando os construtores de sinos conseguiram aperfeiçoar a sua arte de modo a conseguirem que cada sino reproduzisse um tom exacto. Como cada nota é produzida por um único sino, a amplitude musical do carrilhão é determinado pelo número de sinos que este possui. Com menos de 23 sinos (2 oitavas), o instrumentonão é considerado um verdadeiro carrilhão. (chime) Em média, os carrilhões têm 47 sinos (4/5 oitavas), enquanto os maiores possuem 77 sinos (6 oitavas).

Outras considerações que eu não tinha percebido, e acho importante:

"Recorde-se que o financiamento do Carrilhão dos Pastorinhos resulta exclusivamente de patrocínios atribuídos com essa finalidade pelos órgãos autárquicos, empresas e particulares da região." ( in Vida Ribatejana 21-05-03 )

Ou seja, nem quero acreditar que a conversa do dinheiro e do empréstimo não era para o carrilhão, era para todo o complexo!!! Aí acho que todos estavam de acordo que não era dinheiro mal gasto! Portanto o carrilhão foi totalmente OFERECIDO!!

Para além de todas as coisas boas da Igreja, o próprio carrilhão vai ser muito rentável para a Igreja, ora vejamos:

"A igreja consagrada aos pastorinhos de Fátima em Alverca vai abrir, no final do ano, a primeira escola de carrilhão da Península Ibérica. A igreja dispõe de um espaço para o futuro museu do carrilhão e apartamentos para albergar carrilhonistas estrangeiros." ( in DN 03/05/05)

Espero que com esta história do carrilhão aprendamos a lição de, já não digo termos confiança na Igreja, mas pelo menos informarmo-nos minimamente das notícias, e que bem ou mal geridas pelos padres, estas obras não são feitas ao calhas, e muito menos mal intencionadas.

Já agora, vale a pena pensar nisto...



blogger

2 comentários:

pguedes disse...

... quer queiras quer não o capmonato dos carrilhões começou e ninguem o consegue parar... Tudo a contribuir para " Ajuda ao Carrilhão do Pd. Firmino que Sofre".

abraço Senza DUDU, gosto muito de ti :)

mvs disse...

Mais uma informação para rematar:

«Iniciativa conjunta da Cerveja Sagres e Jornal Expresso

Prémio Milénio Sagres/Expresso 2004 distingue
a música de carrilhão

O prémio Milénio Sagres/Expresso 2004, uma iniciativa conjunta da Cerveja Sagres e do Jornal Expresso, foi atribuído ontem a um projecto que visa divulgar o carrilhão, a sua música e a arte de o tocar.

As vencedoras foram as irmãs Ana Lúcia e Sara Elias (de 30 e 23 anos, respectivamente), as únicas intérpretes do mundo a tocar carrilhão a quatro mãos, que assim conseguem um primeiro incentivo, no valor de 50 mil euros, para o desenvolvimento e execução da sua ideia.

A cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura que considerou o projecto bastante interessante e inovador, colocando a hipótese do Ministério da Cultura se associar ao desenvolvimento do mesmo.

Procurando dar a conhecer a todos os portugueses a música do carrilhão – uma espécie de órgão de igreja composto por diversos sinos –, o projecto passa pela aquisição de um carrilhão itinerante, com 55 sinos, que permitirá levar junto do público uma arte praticamente desconhecida e, até agora, sempre confinada ao interior dos espaços religiosos. Será possível, desta forma, ensinar a tocar a música de carrilhão pelo país fora e realizar concertos tanto em recintos cobertos como ao ar livre.

Esta é a primeira vez, desde a sua criação que o Prémio Milénio Sagres/Expresso distingue um projecto na área da Música, tendo para tal contribuído o facto de este projecto defender e promover a preservação de uma arte com tradição em Portugal, preenchendo assim uma das muitas lacunas culturais existentes no nosso país.»