segunda-feira, 23 de maio de 2005

Problema para os Senzas resolverem...

Caros Senzitos,

Surgiu-me hoje uma inquietação... pelo menos à primeira vista parece me que efectivamente algo está mal e não faz qualquer sentido principalmente quando o problema é confrontado com esta mensagem do santo padre João Paulo II:


“Ao longo da história, a radicalidade evangélica impeliu tantos discípulos de Jesus a buscarem a pobreza até ao ponto de vender os próprios bens e os dar em esmola. Nesta perspectiva, a pobreza torna-se uma virtude que, além de aliviar a sorte do pobre, se transforma em caminho espiritual graças ao qual ele pode proporcionar a si mesmo a verdadeira riqueza, ou seja, um tesouro inexaurível nos céus (cf. Lc 12, 32-34). A pobreza material nunca é fim em si mesma, mas um meio para seguir Cristo, o Qual, como recorda Paulo aos Coríntios, «sendo rico Se fez pobre por vós, a fim de vos enriquecer pela pobreza» (2 Cor 8, 9).”

PROBLEMA:

1º DADO

Diário de Noticias 21.02.05
“religião Nova igreja de Alverca com carrilhão gigante
A cidade de Alverca vai contar com uma nova igreja, dedicada aos Pastorinhos de Fátima, que tem a particularidade de incluir um carrilhão com 72 sinos, sendo considerado o segundo maior da Europa e o terceiro em todo o Mundo. A inauguração do templo está marcada para 1 de Maio próximo e promete ser uma festa memorável.(...)
Para garantir a construção da igreja, na zona sul de Alverca, em terrenos da urbanização da Quinta das Drogas cedidos pela Câmara Municipal, a paróquia de Alverca conta com o pagamento, por parte do Estado, de 20 por cento do total da obra. Quarenta por cento serão garantidos por empréstimo bancário pela própria paróquia, enquanto os restantes 40 por cento sairão da venda de património e também de apoios, por parte de empresas e particulares, que patrocinam sinos do carrilhão. Neste momento, cerca de dois terços dos sinos já têm mecenas, "com a contrapartida de poderem ter o seu nome gravado em cada sino que paguem".
O carrilhão custará meio milhão de euros, cerca de 10 por cento de todo o complexo religioso que inclui a nova igreja com capacidade para 500 pessoas, torre de 47 metros de altura para os sinos, o centro paroquial e um centro de actividades com auditório. O Santuário de Fátima ofereceu as imagens dos pastorinhos beatos Francisco e Jacinta e uma de Nossa Senhora para ficarem colocadas na nova Igreja dos Pastorinhos. As imagens serão transportadas por um helicóptero da Força Aérea no próprio dia da inauguração.”

Custo total do Carrilhão: 500.000 Euros (100.000 contos)
(20%) 100.000 Euros (20.000 contos) pagos pelo Estado
(40%) 200.000 Euros (40.000 contos) pagos por um empréstimo bancário - Igreja
(40%) 200.000 Euros (40.000 contos) pagos por esmolas e patrocínios - Igreja
2º DADO
Praia, Cabo Verde (PANA)
“A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) vai financiar a construção de um novo hospital na ilha cabo-verdiana do Sal, com 2.8 milhões de euros, apurou a PANA segunda-feira na cidade da Praia de fonte oficial.”
3º DADO
- Carta recebida a 8 de Agosto 2004 pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre:
O Padre Firmino quer ajudar as suas comunidades cristãs que não têm capelas e são obrigadas a reunir-se debaixo de uma árvore para fazerem as suas orações e prestarem culto. Os habitantes locais decidiram por si próprios que podem disponibilizar um terreno, fazer tijolos, quotizar-se para pagarem a um pedreiro e a um carpinteiro, e fazer os muros das capelas. Contudo, falta-lhes o dinheiro para a madeira e o material do telhado (€ 4000 no total). O Padre Firmino conhece a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre. Com a ajuda do seu bispo, escreve-nos.
- Carta enviada a 5 de Outubro ao Padre Firmino Reunião sobre os projectos para África.
O pedido do Padre Firmino é examinado. A Fundação decide ajudar estas comunidades cristãs do Benim. Será enviada ao Padre Firmino uma quantia no valor de € 3600. Contudo, uma vez que o orçamento do corrente ano já foi ultrapassado, essa quantia só poderá ser enviada a partir de Janeiro do ano seguinte. É enviada uma carta ao Padre Firmino a informá-lo desta decisão.
- Resposta do Padre Firmino.
Não pôde responder mais cedo porque, durante a época das chuvas, as aldeias estiveram isoladas do resto do mundo. Conta-nos como as capelas foram construídas pelos habitantes locais e como todos os materiais foram comprados graças ao apoio da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre. A partir de agora têm as suas «casas de Deus, um pouco rudimentares mas bem melhores do que antes, quando tinham de rezar debaixo das árvores». Enviamos-lhes uma última carta a lembrar todos os nossos Benfeitores que tornaram possível esta ajuda.
- O processo «Capelas para o Benim» é encerrado.

FACTOS

- Carrilhão em Alverca custa 17,8% de um Hospital em Cabo Verde;
- Fundação Ajuda à Igreja que Sofre:
http://www.fundacao-ais.pt/
- O Padre Firmino precisa de 0,8% do montante utilizado para o Carrilhão de Alverca
PERGUNTA:
A conjugação de estes três factos, confrontados com a menssagem do Santo Padre João Paulo II faz-me perguntar:
- Estará a igreja a gerir bem o seu património?
- Que menssagem transmitimos à sociedade com este tipo de gestão?


blogger

8 comentários:

mvs disse...

O problema está também no motivo pelo qual se fazem as coisas. Se for por mera ostentação, não creio que faça sentido. O efeito é mais que contrário àquele que devia ser inicialmente o espírito da Igreja. Só que daqui pode sempre partir-se para a discussão dos dinheiros da Igreja, como são geridos, e tal. Porque, se formos a ver, em Roma a riqueza é impressionante...
É uma questão delicada, não sei se haverá uma resposta certa. É mesmo um problema para nós tentarmos resolver!!...

Duarte 16 disse...

Eu concordo com a Mariana. De facto, pode parecer que o carrilhão é um abuso e um gasto de dinheiro, mas depende da perspectiva. O exemplo de Roma e dos "tesouros do Vaticano" é perfeito exemplo disso. As igrejas enchem-se de riqueza e tesouros porque essa é uma maneira que nós humanos temos para demontrar a preciosidade de Deus para nós, dando assim coisas que nos custam muito, materialmente.
Claro que pode fazer confusão a comparação Carrilhão /Cabo Verde, e se realmente nos faz confusão podemos começar em casa - ha tanta gente com fome, porque não vender a nossa televisão, ou não comprar roupinhas de marca?

E esta questão arrasta muitos mais problemas, se as pessoas soubessem que a esmola que davam em vez de ser para uma igreja nova com um carrilhão para eles usurfruirem era pra um hospitalzeco no meio de cabo verde se calhar não iriram dar dinheiro! Por isso se calhar é melhor assim!
Tenho a certeza que vai muita gente áquela igreja agora pra ver o carrilhão, e isso pode ser o princípio de uma conversao...

pguedes disse...

Tenho pena mas ambas as vossas respostas ainda n são conclusivas pq:

1. estou de acordo com o argumento de que a igreja n se deve desfazer de todos os seus preciosos bens para "remendar" um mal que existe por motivos que não são monetários mas sim estruturais.

2. Não concordo com o DUARTE: Pelo menos falando por mim, quando dou esmola na igreja normalmente não penso em Carrilhões mas nos mais desfavorecidos no nosso mundo. E quando não dou esmola na rua é porque confio que a igreja lhes vá fazer chegar o que precisão.

2. O exemplo do Duarte de nossa casa: "ha tanta gente com fome, porque não vender a nossa televisão, ou não comprar roupinhas de marca?"
levanta mais uma questão:

- Caso tivessemos um irmão a necessitar urgentemente de condições minimamente dignas para trabalhar no brasil, de irmãs que vivem apenas da providencia divina em África, se calhar não iria comprar um Porche. E mesmo se o comprasse não teria a LATA para abrir uma instituição chamada de Ajuda aos Irmãos do Guedes que sofrem.

Infelizmente, quanto mais penso sobre este assunto, mais me parece que este é um TABU na nossa igreja.(ie: tentamos sempre encontrar uma forma de justificar o que acontece, e sempre com muito cuidado para não ferir susceptibilidades. genero: "se as pessoas soubessem que a esmola que davam em vez de ser para uma igreja nova com um carrilhão para eles usurfruirem era pra um hospitalzeco no meio de cabo verde se calhar não iriram dar dinheiro! Por isso se calhar é melhor assim!" NO WAY... assim não vou lá.

:)

Domingueira disse...

Pedro, há muita coisa que não deves saber em relação a Alverca.

Esta visão do problema é bastante redutora. Todo o dinheiro que a Igreja gasta pode ser assunto de discussão.
Tu só pensas no dinheiro gasto no carrilhão. Eu penso nas mais de 700 crianças que o Pe. Zé Maria tem na catequese; Penso nos jovens que precisam de apoio de tempos livres; Penso em todos aqueles que vivem naquela zona que, precisam de uma Igreja para rezar, de um centro paroquial para lhes dar apoio de todo o tipo. Há muita gente, principalmente os velhos, que por se sentirem sós passam os dias na paróquia. Há vários grupos de movimentos católicos a "mexer-se" e bem. A igreja antiga é muito pequena e é do séc.XVII, já não é suficiente para a comunidade de Alverca.
Esta nova Igreja era uma obra necessária que a comunidade há muito que a esperava, era um projecto já com 10 anos!!
Também não deves saber que a nova Igreja tem um restaurante/café e também aluga salas de modo a financiar-se a si mesma.
Para além de tudo isto, a afluência, a participação e motivação das pessoas face a uma nova igreja é impulsionda e de que maneira!!
Pode ter sido muito cara, mas todo o dinheiro empregue foi muito bem gasto. E desta obra muito bem irá nascer.
Há muito mais a conhecer sobre a igreja dos pastorinhos e sobre alverca e a sua comunidade.
Não me parece que possas fazer uma comparação deste tipo, Igreja / hospital, se assim fosse não se construiriam igrejas neste mundo. Nem precisavas de ir a cabo verde, tens logo Vila Franca que também espera uma solução para o seu hospital!!

Eu que conheço todo este percurso de alverca não duvido minimamente dos frutos que esta Igreja dos pastorinhos trará!!!

Senzhugo disse...

Dou três euros prá Ajuda aos Irmãos do Guedes que Sofrem.

DM em Caracas disse...

Caro Pedro,
As grandes obras de arte da Europa são, na sua grande maioria, obras de arte sacra. Vais a Roma e vês que aí trabalharam os maiores artistas de todos os tempos que eram mecenados pelos Papas.
Em Portugal, quando pensas em grandes monumentos pensas logo em Mafra, Jerónimos, Batalha, Aljubarrota, Sés de Braga, Coimbra, Lisboa, etc.
É uma maneira de os fieis mostrarem o quão importante Deus é para si e de tornarem os locais de culto e adoração, em si mesmos, uma adoração a Deus.
O mal não está na Igreja grande que se faça em Alverca, o mal está em que as pessoas não se mexam para outras obras. Tu, por exemplo, já te lembraste de lançar um peditório, venderes rifas e tudo o mais para o tal padre de África construir a tal da Igreja?

Maria Avillez disse...

Junto-me à causa dos irmãos do Guedes com 4€...

pguedes disse...

em mim a questão está esclarecida logo após ter colocado o post... mas em alguns casos, a solução passa perto do que alguns opinaram...

a) o erro está no próprio problema, onde estou a por 3 situações completamente distintas dentro de um só saco, levando-nos a correlacionar realidades distintas e problemas diferentes... o raciocionio originado com isto é baseado em permissas erradas, logo, conclusões erradas.

mas... podemos e devemos opinar sobre cada um deles separadamente.

b) Quando falamos sobre a nossa igreja temos a tendencia natural de coloca-la como "intocável" (ex: como cheguei a ouvir no jantar senza, made by my friend Jony Silvex: "temos de confiar nas pessoas que rezaram para q existisse carrilhão")...

Resposta: A igreja é feita de homens, os homens erram, e nem todos são bons gestores.

c) Sabendo eu de que:

1. para a gloria de Deus não devemos olhar aos meios empregues,

2. existem obras extremamente necessárias para a união de pessoas com Deus, e que devemos pensar nas realidades em que elas se inserem ...("700 crianças, jovens que precisam de apoio de tempos livres; Igreja para rezar, velhos, que passam os dias na paróquia"),

3. o custo dos restaurantes, salas para alugar, cafés, etc e tal, não estão incluidos nas 500 mil broas / meio pintor... do carrilhão,

Cocncluo então que defacto devemos é fazer blocos de rifas, juntar dinheiro para ajudar quem de facto precisa, porque as nossas esmolas nas igrejas vão ser necessárias para pagar as dividas contraídas nas construções dos carrilhões - abriu agora o campeonato dos maiores carrilhões do mundo – todos os paises vão querer um e até o Pd firmino já não se contenta com 4 paredes e 1 telhado... até ele vai querer um Carrilhão.

Eu dou 1 Euro para o Carrilhão do Pd Firmino.

(estou a brincar)

A conclusão certa é de que rezo e confio de que de facto tenha sido um dinheiro bem aplicado.