quinta-feira, 21 de julho de 2005

Senza- A sua origem?

Muitas dúvidas, têm surgido neste blog, quanto ao começo do uso, em Portugal, da palavra “senza”. Assim, decidi escrever um post para vos esclarecer.
Dia 26 de Novembro de 2004, quatro equipistas e amigos, partiram em direcção a Roma, numa viagem para visitar amigos em erasmus, para vermos o nosso tão querido Santo Padre, na altura João Paulo II, e também para vermos a cidade de Roma.
Devido, ao nosso poder financeiro, não ser igual ao dos nossos pais, e à tradição em Itália, de que os tugas, não pagam transportes, aderimos também a esta “moda tuga”. Os nossos amigos de erasmus diziam, que só tinham visto os “picas” uma vez.
Um de nós, no segundo dia, lembrou-se de perguntar como se dizia, em italiano, sem pagar. Estamos a 27 de Novembro e o Papa era outro...é respondido por Pedro Chaves. vulgo Pi, amigo em erasmus, que se diz SENZA PAGARE.
A partir daqui, esta expressão passou a ser sempre utilizada, nas nossas actividades não pagantes. Chegámos a Lisboa, e este nome era bastante ultilizado por nós na brincadeira.

Estamos no ano 2004, no mês de Dezembro, o Papa era João Paulo II...

Agora uma pergunta surge: Porque este grupo que visitou Roma em Abril, 4 meses depois, em que o Papa já nem era o mesmo, o ano já não era o mesmo, volta com este nome em voga, como se fosse uma grande private de grupo, como se fossem os verdadeiros senzas?

Qualquer dia, oiço este grupo, que foi a Roma, a dizer que o Javi era uma personagem imaginária da viagem deles...

Um abraço amigo!

Nota: Eu largo o nome “senza”, mas apenas queria esclarecer as dúvidas :)



blogger

9 comentários:

Anónimo disse...

Estou chocado. Obrigado por partilhares connosco a verdade sobre este grupo. Afinal estavamos a ser ludibriados. Talvez, para ficar toda a gente contente e não andarmos aqui zangados, este blog pudesse mudar de nome para "Senza Originalitá" ou "Senza Imaginazione" ou então mesmo "Senza Mentalitá Ultrá". É só uma sugestão, uma vez que não sou Senza de todo.
Filipe "Senza Senza" d'Avillez

mvs disse...

Mas então e a Esmeralda?? Quem sabe quem ela é?? Ah pois é, nós também temos as nossas privates... :-p

Anónimo disse...

E quanto mais privates elas permanecerem, mais nós agradecemos!

João Magriço disse...

Filpe, e que tal "Senza Personalitá". Eles de vez em qd até aparecem todos de calças bege e t-shirt de um laranja rasca.
E por falar em privates, Zé, tudo isto é uma "questão de sensibilidades".
Já agora, Mariana, a Esmeralda era a cigano do Corcunda de Notre-Dame e esse era de Paris, não de Roma.

mvs disse...

A Esmeralda de Roma era bem melhor que essa de Paris... E as t-shirts n eram todas iguais, tb havia uma versão branca sem mangas. Começa a parecer-me que alguém tb gostava de ter uma t-shirt a dizer "1ºs senzas" ou "nós fomos os primeiros"... A côr fica à escolha.

João Magriço disse...

Minha querida Mariana, t-shirts eu já tenho muitas.

Pipos disse...

Ladrão que rouba ladrão...

agora aplica a este caso.

Pipos disse...

Já visses se um ladrão, achasse que o ser detido e preso, fosse uma vingança por ele ter roubado em muito uma pessoa???

aplica a este caso...

Pipos disse...

visses = viste...enganei-me