quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Novo "argumento" do "sim ao aborto"?! Nem pensar!

Isto aconteceu no outro dia na minha aula de econometria! Para quem não sabe, econometria é uma espécie de mistura de estatística com economia, isto é, estudam-se variáveis económicas ou lá o que for, para ver se há alguma correlação entre as variáveis e tentar assim explicar certos acontecimentos!

A propósito vá-se lá saber do quê, do meio do nada, o professor apresentou na aula um caso dum estudo dum americano qualquer que relacionava a taxa de crime violento com as taxas de aborto, em várias cidades americanas. Segundo o estudo, era possível perceber que quanto maior fosse o nível da taxa de aborto (isto é, quantos mais inocentes se matassem), menor era a taxa de crime violento! Vai daí, o novo argumento do "sim" ao aborto é que se deve matar as crianças como medida preventiva de segurança da sociedade!! Não percebo a propósito de quê que o professor colocou aquele estudo na aula, mas confrontei-o no final da aula com aquilo (talvez por coincidência, hoje saiu a nota do teste de econometria...tive 8,24 de 0 a 20...), ainda por cima o estudo era falacioso, e mesmo assim foi publicado nas revistas americanas todas e não sei que mais!! Temos de ter muito cuidado, anda aí muita gente já a fazer campanha e a tentar atirar areia para os olhos!

Mas este novo argumento do "sim" à morte das criancinhas é muito fácil de contrariar até! Fez-me lembrar imenso aquele filme de ficção científica "Minority Report", conhecem? http://www.imdb.com/title/tt0181689/plotsummary O filme abordava imensas questões filosóficas, nomeadamente a liberdade individual e a predestinação, etc, e o sistema de antecipação em que se baseava a polícia para prender os ladrões acabou por ser abandonado!
Então e nós agora? Vamos deixar que seja plausível matar não sei quantos mil bebés por um crime que eventualmente algum deles possa vir a fazer? (reparem no uso da palavra plausível!)

Acho que nunca tinha escrito tanto aqui!


blogger

6 comentários:

Senzhugo disse...

Já tinha lido há algum tempo q havia estudos nesse sentido... penso q n é novo e que o teu prof não foi ingénuo ao apresentá-lo nesta altura da Liga, em vésperas de o Sporting ascender à liderança isolado.

Também há uma série de estudos científicos que nos dão a conhecer afinal como é a vida intrauterina nos primeiros tempos de vida, enquanto alguns dos obcecados pelo "sim" ainda pensam que vivemos na ignorância dos anos 60.

João Silveira disse...

O teu professor deveria avaliar a relevância dos estudos que comparam o aborto com a depressão, ou desequilibro mental das mulheres. Apesar de toda a propaganda contra os abortos em vãos-de-escada, hoje em dia, são muito mais as marcas psicológicas vitalícias na mulher que aborta, do que as marcas físicas.
O facto do aborto ser livre e gratuito, como querem, é algo que atinge toda a sociedade, é como que a perda de uma inocência...

Senzhugo disse...

se vamos começar com argumentos científicos, vamos também para os políticos:

- digam que 10 semanas é excessivo e por isso deve votar não:
É que desde a 3ª semana que o coração já bate e circula nele sangue diferente do da mãe.

se isto convencer alguém a contribuir para o bem comum e a votar não, já será bom.
É que noto um problema: nas conversas sobre o tema, quando falamos das nossas convicções, normalmente só fazemos a parte contrária extremar a sua posição. Temos de procurar algo que lhes possa parecer razoável. No fundo, é isso que eles fazem para envenenar a sociedade: grão a grão, vão deixando o mal espalhar-se.

Anónimo disse...

Tiago
O estudo a que te referes aparece num livro chamado Freakanomics, que vendeu alguns bons milhões de exemplares em todo o mundo.
Não li o livro, nem sei até que ponto é suposto ser um estudo científico, a ideia é, julgo, mostrar correlações curiosas a ver com economia e tentar apresentar teorias de economia à luz de acontecimentos que nos são familiares. Tipo, venham ver como a economia é tão divertida e não é nada coisa de nerds!
Para teres uma ideia, outro dos estudos desse livro, explica por que é que os gangsters vivem em casa das mães.
O estudo até pode estar correcto, mas parece-me totalmente irrelevante. Para além dos estudos de que falou o João, também já foi provado que nos sítios onde há mais abortos, há uma aumento exponencial de actos violentos praticados sobre crianças.

Finalmente, queria só dizer, que tudo isto me parece uma desculpa um bocado fraca para o facto de teres chumbado à cadeira. Mas enfim.

Duarte 16 disse...

Teorias estúpidas há ao pontapé! E concordo com esta ultima nota - não uses isso para desculpar a tua negativa!lançar suspeitas infundadas é feio...

Laura disse...

Eu li o livro Freakconomics e o estudo esta mesmo lá. Mas não é assim tão linear. Acho q o autor fala dele para explicar uma das possiveis causas da diminuiçao do crime. Mas nao tenho a certeza, o livro está em Lisboa...No natal mostro-te o capitulo!Beijinhos