quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Hoje meditamos os mistérios gloriosos

Estava eu a vasculhar o meu baú de antiguidades beatas, e, eis senão quando, descobri umas meditações sobre os mistérios gloriosos que escrevi há 3 anos. Como a família Senza partilha tudo, aqui vai:

1º Mistério - A Ressurrerição de Jesus

S.Paulo, que muito lutou pela evangelização, disse na primeira espístola aos coríntios: ”Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação e vã a nossa fé” (1Cor 15,14). Noutras ocasiões, S.Paulo disse apenas: “Cristo Ressuscitou!”, e as pessoas convertiam-se. A mensagem é simples, mas poderosa. Cristo Ressuscitou porque não era apenas homem, era também Deus, e por essa razão o Homem foi libertado da morte. É realmente o motivo da Alegria Cristã.
É a Fé na Ressureição que nos dá a Esperança na Vida Eterna e a força para praticar a Caridade na vida terrena.


2º Mistério - Ascensão de Jesus aos Céus

40 dias após a Ressureição, Jesus ascende aos Céus, para tomar o lugar à direita do Pai. Ele é agora a Cabeça da Igreja, presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Eucaristia. Cristo, nosso Senhor e nosso Rei, é elevado aos Céus, em toda a Sua Glória. Jesus tinha de partir, como Ele próprio disse, para que o Pai enviasse o Espírito Santo Paráclito.


3º Mistério - Descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos


Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, estava reunida com os Apóstolos. Tal como Jesus tinha dito, o Espírito Santo desceu sobre eles, para que fossem Suas testemunhas no mundo. Também desceu sobre nós, que somos templo do Espírito Santo, e nos guia na oração, conferindo-lhe uma dimensão divina. Tal como os primeiros apóstolos, temos a responsabilidade de anunciar a Boa-Nova pelo mundo inteiro, para que todos possam participar na Glória de Deus.


4º Mistério - Assunção de Nossa Senhora aos Céus

Maria, ao contrário de nós, foi concebida sem pecado original. A sua vida foi toda para Glória de Deus, sem medo e sem egoísmos, de modo que a sua alma permaneceu Imaculada. Como consequência, a Virgem Santíssima não morre, antes é elevada aos Céus, em corpo e alma, precedendo-nos na Ressureição.
Olhar para a nossa querida Mãe, e ver a sua força e a sua confiança em Deus, faz-nos oferecer-lhe todos os problemas e dificuldades do dia-a-dia, para nos levar ao colo até ao Pai.


5º Mistério - Coroação de Nossa Senhora como Rainha dos Céus e da Terra

Antecipando o fim dos tempos, a virgem Mãe é coroada Rainha dos Céus e da Terra, dos Anjos e dos Santos. Foi coroada de glória, após ter vivido uma vida de grande humildade, nunca se exaltando e muitas vezes se humilhando. Por detrás do silêncio que caracterizou quase sempre a sua presença junto do seu Filho, podemos imaginar a sua contínua oração a Deus-Pai e atenção às Palavras de Deus-Filho.
Muitas vezes temos de fazer como Maria, ficar em silêncio para ouvir Jesus. Devemos também ser humildes, não procurando a glória através da auto-exaltação, mas antes esperando a glória que vem do Pai.

João Silveira


blogger

6 comentários:

João Silveira disse...

Bem, continuo sem conseguir "postar" com outras cores, e outro tipos de letra.

Algo se passa!!

Senzhugo disse...

é para ficares calmo

Senzhugo disse...

já agora, calhava bem um momento de oração senza agora no Advento.

Catarina Nicolau Campos disse...

Não te preocupes...lá porque os teus posts são mais, vá, normaizecos, não quer dizer que percam o seu interesse (quase nulo, em abono da verdade, mas enfim...)...Não te esqueças da grandeza das coisas correntes...

Joana CC
Catarina MC

P.S. Consideramos seriamente que o amarelo torrado condiz mais com a tua aura

Pyny disse...

Tu até tens jeito para as meditações...(Gostei imenso!)

João Silveira disse...

Ahaha, Joana e Catarina, obrigado pelo incentivo!

O amarelo acho que tem mais a ver com o namorado da catarina, comigo tem mais a ver o azul-cueca!

Obrigado pyny! Grd abraço e samuel forever!!