quinta-feira, 24 de julho de 2008

Mil milhões de pessoas ligadas à JMJ 2008

A organização da Jornada Mundial da Juventude 2008, que decorreu em Sidney, divulgou as estatísticas finais da iniciativa, nas quais se revela que a JMJ foi acompanhada, pela TV, por uma audiência internacional de mais de mil milhões de espectadores.

2 mil jornalistas fizeram a cobertura do evento, foram realizados 450 festivais juvenis, de 15 a 19 de Julho, em 100 lugares diferentes de Sidney.

Cerca de 400 mil pessoas participaram da Missa conclusiva no hipódromo de Randwick, a mais numerosa da história da Austrália; 223 mil jovens participaram nas actividades da JMJ; cerca de 500 mil pessoas deram as boas-vindas a Bento XVI, na tarde de Quinta-feira, da semana passada.

Participaram no evento 4 mil sacerdotes e diáconos, 420 bispos e 26 cardeais. Nas manhãs entre 15 e 18 de Julho, bispos do mundo inteiro fizeram catequeses, em 29 línguas e em 235 lugares diferentes; mil sacerdotes administraram o sacramento da Confissão; 100 mil peregrinos foram hospedados em 400 escolas e paróquias; 40 mil acolhidos por famílias e mais de 12 mil no Parque Olímpico de Sydney.

Cerca de 8 mil voluntários prestaram serviços nos diferentes eventos; foram distribuídas 25 milhões de refeições; utilizadas 232 mil velas durante a semana; 100 actores participaram da Via-Sacra na Sexta-feira, dia 18; a Cruz dos Jovens e o ícone de Nossa Senhora visitaram 400 cidades e aldeias da Austrália, numa peregrinação de 12 meses pelo país. (in Ecclesia)

blogger

2 comentários:

Senzhugo disse...

segue-se Madrid em 2011. Vou inscrever-me numa daqueles redes de jovens que é até aos 45 anos. Mesmo assim ainda não fiz contas a ver se possso estar presente.

Anónimo disse...

ola! chamo me Pedro Sousa, tenho 17 anos, sou do caminho neocatecumenal (http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_Neocatecumenal) e fui um dos jovens que esteve presente na JMJ em Sydney. Posso dizer que foi uma maravilha ter estado naquele pais, e ter mos da-do o testemunho de uma igreja jovem e bastate viva. Sydney é um pais onde os jovens nao têm sentido de vida e onde ha um numero de suicidios bem acentuado, daí ter-mos evangelizado nas ruas. Eu tive alguma dificuldade devido ao meu ingles (risos) mas o senhor me ajudou e pos na minha boca as palavras certas para que eu conseguisse anunciar o evangelho. Acho o vosso blog bastante interessante, daí a minha vontade de deixar um comentario, e partilhar tambem a minha expriencia como cristao. Se tiverem conhecimento do caminho neocatecumenal na vossa zona, convido-vos a participar nas catequeses e poderem formar uma comunidade! ;)