domingo, 21 de novembro de 2010

Entre a violência e a esperança - Aura Miguel

No Iraque, a violência anti-cristã não pára de crescer. Esta perseguição religiosa agravou-se desde que os Estados Unidos invadiram o Iraque, em 2003. Barak Obama bem pode apregoar pelo mundo os valores da democracia, mas, no terreno, a situação está incontrolável. “Grupos armados fundamentalistas entram em bairros onde vivem os cristãos e matam indiscriminadamente os que se atravessam no seu caminho”, disse há dias um bispo caldeu.

A Al-Qaeda declarou os cristãos um alvo a abater e uma das acções mais terríveis foi executada, há pouco mais de 15 dias, durante a missa de domingo, na catedral siro-católica de Bagdad. O massacre causou 53 mortos e 60 feridos.


Ontem mesmo, aos microfones da Renascença, o arcebispo siro-católico, cuja catedral foi atacada, referiu-se ao medo com que muitos cristãos encaram o futuro, mas – ao mesmo tempo – deu-nos uma lição incrível de esperança, ao dizer que rezam e que, na altura, fizeram três dias de jejum para implorar a Deus força e paciência para permanecerem lá, onde nasceram, fiéis a Cristo.


Os bispos locais – e o próprio Papa – lançam sucessivos apelos aos responsáveis do mundo para pôr fim à violência. E este arcebispo, em concreto aos portugueses, pede orações. Mesmo que as potências mundiais e os campeões da democracia pareçam surdos a estes apelos, os cristãos do Iraque merecem as nossas orações.


blogger

3 comentários:

sara disse...

Para quem tiver dúvidas do que é a verdadeira Fé.. Aí está um óptimo exemplo...

Antónimo disse...

Dizem que os arabes apoiaram a entrada dos americanos no Iraque, que deu no que deu, precisamente por causa disto. O Iraque eh o pais da regiao com mais cristaos. O Sadam era ditador, mas hoje o Iraque esta sem rei nem roque, com mais violencia e mais inocentes mortos. E sem luz ao fundo do tunel.

João Silveira disse...

“O sangue dos mártires é semente de novos cristãos”. Tertuliano