quinta-feira, 10 de março de 2011

Vantagens do uso de uniformes nas escolas estatais

- Nas escolas privadas, é habitual o uso de uniformes escolares. O uniforme aumenta o orgulho de pertencer a uma comunidade escolar e reforça os laços de pertença e de identidade.
- Os estudos mostram que existem benefício no uso do uniforme escolar:
- Reduz a indisciplina.
- Reduz a falta de atenção nas matérias.
- Ajuda a focar os alunos na aprendizagem e não nas modas, estilos e marcas de vestuário. Leva os alunos a perceberem que a escola é um local especial, diferente do estar na praia ou em festas. Melhora a segurança do interior e exterior do edifício escolar porque o uso do uniforme permite uma mais fácil identificação dos autores dos actos de indisciplina ou violência.
- Fomenta um sentimento de igualdade, esbatendo as diferenças económicas e sociais ao impedir que os alunos se destaquem uns dos outros pelo tipo e custo do vestuário usado.
- Alguns estudos chegam ao ponto de concluir que o uso de uniforme escolar tem uma carácter preventivo da violência em meio escolar e melhora os níveis de assiduidade. Outros estudos mostram que o uniforme escolar está correlacionado com um maior respeito pelos bens e equipamentos escolares.
- Há estudos que concluem que o uso de uniforme reduz as ofensas de cariz sexual em mais de 70%.
- Como a origem do bullying se deve, por vezes, ao modo como as crianças e adolescentes se vestem, o uniforme escolar constitui uma boa forma de prevenção de fenómenos desse tipo.
- É possível também encontrar estudos que concluem pela existência de algumas desvantagens:
-Os uniformes escolares são caros e constituem mais uma despesa para os pais.
- Há crianças e adolescentes que se sentem desconfortáveis com os uniformes sobretudo nos dias muito quentes de Verão.
- Há estudos que apontam no sentido de os uniformes promoverem o conformismo social e negarem a livre expressão individual e a criatividade. in profblognet


blogger

Sem comentários: