terça-feira, 31 de maio de 2011

Até que enfim um bispo que fala do aborto: D. Manuel Clemente

O bispo do Porto considera que o tema do aborto não está encerrado na sociedade portuguesa e apela a um debate profundo sobre o tema, e sobre a vida, antes de qualquer mudança legislativa.

"Há uma questão que temos que debater, que não é meramente confessional, é uma questão básica do que é a vida e da contemplação legal que deve ter", defende D. Manuel Clemente, adiantando que o "importante é consolidar ideias sobre a vida e o que ela é biologicamente".

"Não é uma questão encerrada. A vida humana é um processo", diz D. Manuel Clemente
"Há uma discrepância entre o que cientificamente vamos sabendo do que é a vida humana e o que é a sua contemplação legal", considera.

"Hoje, não temos dúvidas de que a vida humana é um processo, que começa na concepção, tem uma fase uterina e depois se prolonga nos anos que tivermos neste mundo. Se a vida é este processo, é um tanto arbitrário dizermos que esse processo está legalmente protegido a partir de tantos meses", sustenta, em declarações à agência Lusa, nos Açores.

Em seu entender, é "muito mais importante" criar condições para que, quando surgem os problemas que levam ao aborto, a sociedade possa dizer que "vai ajudar a resolver o problema". in RR


blogger

Sem comentários: