sábado, 6 de agosto de 2011

O mito da inquisição desmontado num documentário da BBC



blogger

6 comentários:

Bernardo Motta disse...

João,

Deus te pague pela partilha deste vídeo! Vai-me dar MUITO jeito para o meu curso, para a aula sobre a Inquisição. Que excelente descoberta! Eu já conhecia o Henry Kamen, mas é sempre bom ter um documentário em vídeo, para que a aula não se torne muito textual.

Muito obrigado!!

Grande abraço,

Bernardo

João Silveira disse...

em princípio lá nos veremos! Amanhã ponho aqui a publicidade. Um abraço

Nuno António disse...

A Inquisição foi criada com o objetivo de dar oportunidade de defesa a quem era acusado de heresia. Antes do seu aparecimento era considerado aceitável o julgamento popular que podia incluir desde humilhações em público a execuções sumárias. A Inquisição espanhola começa a perder o sentido original a partir do momento em que é apropriada pela coroa. O próprio Fernando tentou introduzir no direito canónico, a ela associada, a classificação de palavras negativas contra a sua pessoa ou da raínha como blasfémias, tudo isto para combater os seus inimigos políticos. Este tribunal adicional deu-lhes também muito "jeito" para confiscar, de forma imoral, os bens dos judeus e dos mercadores genoveses que tinham emprestado montantes consideráveis à coroa (na altura já falida) para pagar a conquista do reino de Granada. Sim, porque eles não foram só atrás do judeus como tanto se ouve dizer. Apesar de tudo isto se saber há muito e representar o que de mais atual há na investigação histórica, continuo a obter as reações mais inacreditáveis e despropositadas quando apresento estas informações em alguns fora. Não quero de modo algum desresponsabilizar a inquisição pela sua participação quer ativa, quer por omissão noutros casos. No entanto, a ideia distorcida que existe na sociedade levará tempo até ser extinta. Dá-me vontade de rir quando ouço classificar os católicos de irracionais...

Abraço

Anónimo disse...

Negar crimes contra a humanidade é crime. O autor deste blog faz ideia disso?

Anónimo disse...

Se faz ideia ou não, não sei; mas, seja como for, não vejo qual a relevância disso para este post, visto que nele não se faz nada que se assemelhe a tal acto.

Trata-se tão somente de um documentário que expõe as conclusões consensuais dos historiadores modernos acerca deste fenómeno.

O que sucede é que a realidade dos factos frequentemente vai contra as ideias preconcebidas e simplistas que caracterizam determinadas agendas ideológicas. E este é apenas um de entre inúmeros casos.

Marcio disse...

Adorei o vídeo do documentário !!
Com certeza minha consciência ficou mais tranquila: somente os outros eram tão cruéis !! E quando a Inquisição fazia alguma tortura, não passava de 15 minutos.
Ainda bem que ninguém foi torturado duas vezes !!!
E foram somente 1% dos perseguidos, ou seja, não fizeram nada ! São santos.

MAS PORQUE TANTOS EQUIPAMENTOS DE TORTURA, SE QUASE NINGUÉM ERA TORTURADO ?????