segunda-feira, 6 de maio de 2013

Carta do Papa Francisco sobre o "casamento gay" na Argentina

Escrevo estas linhas aos que estão nos quatro mosteiros de Buenos Aires. O povo argentino deverá confrontar-se, nas próximas semanas, com uma situação cujo resultado pode ferir gravemente a família. Trata-se do projecto de lei sobre o matrimónio de pessoas do mesmo sexo.

Aqui estão em jogo a identidade e a sobrevivência da família: pai, mãe e filhos. Está em jogo a vida de tantas crianças que serão discriminadas de antemão, privando-se do amadurecimento humano que Deus quis que se desse com um pai e uma mãe. Está em jogo o rechaço directo à lei de Deus, gravada nos nossos corações.

Recordo uma frase de Santa Teresinha quando fala sobre a sua enfermidade de infância. Disse que a inveja do Demónio quis cobrar na sua família a entrada da sua irmã mais velha no Carmelo. Aqui também está a inveja do Demónio, através da qual entrou o pecado no mundo, que de modo manhoso pretende destruir a imagem de Deus: homem e mulher receberam o mandamento de crescer, multiplicar-se e dominar a terra. Não sejamos ingénuos: não se trata de uma simples luta política. É a pretensão destrutiva do plano de Deus. Não se trata dum mero projecto legislativo (este é meramente o instrumento), mas duma acção do pai da mentira que pretende confundir e enganar os filhos de Deus.

Jesus disse-nos que, para nos defendermos deste acusador mentiroso, nos havia de enviar o Espírito da Verdade. Hoje, a Pátria, perante esta situação, necessita da assistência especial do Espírito Santo para que brilhe a luz da Verdade no meio da obscuridade do erro. É necessário que este advogado nos defenda do encantamento de tantos sofismas com que se tenta justificar este projecto de lei, e que confundem e enganam até mesmo pessoas de boa vontade.

Por isto, recorro a vós pedindo oração e sacrifício, as duas armas invencíveis que Santa Teresinha confessava ter. Clamem ao Senhor para que envie o Espírito aos senadores que irão votar. Que não o façam movidos pelo erro ou por situações de conjunctura, mas segundo o que a lei natural e a lei de Deus prescreve. Peçam por eles, pelas suas famílias; que o Senhor os visite, os fortaleça e console. Peçam para que eles façam um bem à Pátria.

O projecto de lei será tratado no Senado depois de 13 de Julho. Olhemos para São José, para Maria, para o Filho, e peçamos com fervor que defendam a família argentina neste momento. Recordemos aquilo que Deus disse ao seu povo num momento de muita angústia: “esta guerra não é vossa, mas de Deus”. Que eles nos socorram, defendam e acompanhem nesta guerra de Deus.

Obrigado pelo que farão nesta luta pela Pátria. E, por favor, também vos peço que rezem por mim. Que Jesus vos abençoe e a Virgem Santa Maria cuide de vós.

Com carinho,
Cardeal Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires (22 de Junho de 2010)


blogger

Sem comentários: