domingo, 19 de maio de 2013

O Papa Francisco, os pobres e o exorcismo

Na Vigília de ontem com os movimentos católicos o Papa Francisco mostrou mais uma vez como a sua relação com Jesus se reflecte na sua relação com os pobres e necessitados. Contou o Santo Padre, que quando se sentava no confessionário na sua diocese – agora já não se pode dar a esse luxo – fazia sempre 3 perguntas a quem se confessava: 1 – tem dado esmola aos pobres? 2 – quando dá esmola olha nos olhos do pobre? 3 – quando dá esmola toca na mão do pobre ou larga a moeda e vai-se logo embora?

Isto explica a verdadeira essência da esmola cristã. Não é apenas uma moeda que se pode dispensar, e se dá por descargo de consciência, mas antes um baixar-se para ir ao encontro do outro, do que não tem ninguém que o ame, ou que simplesmente olha para ele. As moedas são apenas um meio para um fim muito maior, que o outro sinta uma centelha do amor que Deus lhe tem. Daí que a luta contra a pobreza seja mais do que dar condições económicas a alguém, mas que aquela pessoa se sinta alguém.

No seguimento disso, hoje depois da Missa de Pentecostes, depois de ter dado a volta à Praça de S.Pedro, o Papa saiu do papamóvel no último corredor, onde tinham feito uma grande fila de pessoas deficientes mentais e motoras. Durante longos minutos o Santo Padre deteve-se a conversar, especialmente com os mais faladores, e a beijar um a um. Levou à prática o que tinha predicado no dia anterior, quando disse: “Tocar no corpo do pobre é tocar no corpo de Cristo.”

Um deles foi especialmente impressionante: um jovem que estava de cadeira de rodas, acompanhado por um Padre que conheço. Este Padre explicou ao Papa Francisco que o jovem sofria uma possessão demoníaca. O Papa deu-lhe uma bênção, que se traduziu logo ali num exorcismo. O jovem começou a gritar e as pessoas que estavam lá perto ficaram bastate impressionadas. É incrível o poder do Sucessor de Pedro, quando invoca o nome de Jesus Cristo não há quem lhe consiga resistir. Já tinha ouvido falar de exorcismos dos Papas anteriores, que tinham acontecido apenas com a bênção do Papa, mas nunca tinha testemunhado nada disso. O Papa Francisco deu mais um golpe no seu velho inimigo!


João Silveira


blogger

3 comentários:

Unknown disse...

Fantástico!!!!!

Anónimo disse...

Pode-se ver as imagens aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=bkQqHa5eY-E&feature=plcp
(2h, 37m, 30s)

Anónimo disse...

Excelente texto.
Imagens impressionantes.