quarta-feira, 30 de outubro de 2013

D.Manuel Clemente deverá ser feito Cardeal no dia 22 de Fevereiro


O primeiro consistório do Papa Francisco será convocado para os próximos dias 21 e 22 de Fevereiro. A notícia ainda não é oficial, foi anunciada pela i.media, uma agência noticiosa de língua francesa especializada no Vaticano. 

O consistório para a criação de novos Cardeais da Igreja Católica será antecedido por encontros de trabalho do Papa com todos os Cardeais do mundo, nos dias 19 e 20 de Fevereiro, como fez Bento XVI nos consistórios que convocou. 

Até ao final de Março de 2014, vários cardeais atingem os 80 anos de idade, por isso surgirão 16 “vagas” cardinalícias, até ao máximo de 120 cardeais eleitores, limite imposto pelo Papa Paulo VI.

Um dos nomes mais prováveis na lista dos novos cardeais que surgirão deste consistório é D.Manuel Clemente, o Patriarca de Lisboa. Na lista dos “candidatos” encontra-se também o Patriarca de Veneza, Mons.Francesco Moraglia, o Prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé, Mons.Gerhard Müller e o novo Secretário de Estado do Vaticano, Mons.Pietro Parolin.


blogger

3 comentários:

António disse...

Mais provável não, será mesmo! Como Patriarca de Lisboa tem esse direito!

António disse...

ps. Idem para o de Veneza.

Anónimo disse...

António, diga-me, onde está escrito isso no direito? Não encontro esse cânone... Mas certamente vai ajudar-me : )