domingo, 17 de novembro de 2013

Santa Inquirição - Pe.Gonçalo Portocarrero

Estão na moda as sondagens à opinião pública, pelo que não é muito de estranhar que, também na Igreja, se recorra a este tipo de consulta popular. Contudo, é com alguma surpresa e bastante sensacionalismo que a comunicação social tem vindo a noticiar, na letra impressa dos jornais, na voz das rádios e nas imagens das televisões, o questionário que o Papa Francisco fez chegar a todas as dioceses.

Não é mais do que um inquérito, sem outro propósito do que o meramente informativo, mas há quem sonhe com reformas copernicanas da moral católica. Um sínodo, ou um papa, não podem alterar os princípios básicos da doutrina cristã mas, auscultados os fiéis, podem melhorar o seu atendimento pastoral.

Dois mil anos antes do Papa Francisco, já Jesus Cristo, em Cesareia de Filipe, fez uma sondagem à opinião pública: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» – perguntou Ele aos seus discípulos. As várias respostas – «uns dizem que é João Baptista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas» – foram todas amáveis, … mas todas erradas! Só Pedro, interrogado pelo Mestre, respondeu de forma acertada: «Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!». Não porque Simão fosse mais inteligente, ou perspicaz, do que os outros apóstolos – «não foi a carne nem o sangue que to revelaram» – mas porque foi a ele que foi dada a missão de confirmar os seus irmãos na fé. 

Sejam quais forem os resultados do actual inquérito às Conferências Episcopais de todo o mundo, uma coisa é certa: é pela palavra do sucessor de Pedro que nos chegará, mais uma vez, a resposta verdadeira, porque só ele é, como aquele seu antecessor, a pedra sobre a qual, também agora, Jesus Cristo edifica a sua Igreja. in ionline


blogger

Sem comentários: