quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A "Antífona do Ó" de hoje

Hoje, a antífona de Vésperas para o Magnificat é "O Radix Iesse... Ó Raiz de Jessé".

As versões em Latim de cada um dos títulos do Messias são: Sapientia (Sabedoria), Adonai (Senhor), Radix (Raiz), Clavis (Chave), Oriens (Oriente/Luz), Rex (Rei) e Emmanuel (Emmanuel). Peguem nas primeiras letras de cada um dos títulos, da última até ao princípio. Descobrem: EROCRAS ou "ero cras... Eu estarei (aí) amanhã".

A canção "O Come, O Come, Emmanuel" é simplesmente uma adaptação das sete antífonas do Ó.

“Ó Raiz de Jessé, erguida como sinal diante dos povos, diante da qual os reis mantêm o silêncio e a quem os Gentios farão a súplica: vinde, para nos libertar, não tardeis mais.”

Alguma coisa que está debaixo da terra (uma raiz) ergue-se alto até aos céus como um sinal! Cantamos na Quaresma: Vexilia Regis prodeunt. O que é uma pequena raiz durante o Advento, torna-se na Quaresma a árvore da nossa salvação.

Isaías 11,10 dá-nos uma imagem da nossa reflecção para hoje. O grande profeta do Advento diz-nos que o reinado de David será destruído, mas não inteiramente. Uma raiz permaneceria. Jessé é o pai de David. David é a raiz de Jessé. David conduz a Cristo. Depois da destruição, permanece uma raiz.

Independentemente das exigências que a vida nos apresenta ou quão turbulentas forem as vicissitudes do mundo que passa, quando nos agarramos à raiz temos a certeza de sair vitoriosos no fim. Fr. Z


blogger

Sem comentários: