segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Papa à Universidade de Notre Dame: não deixem os ensinamentos morais e a liberdade da Igreja serem diluídos


"Na minha recente Exortação Apostólica sobre a Alegria do Evangelho, enfatizei a dimensão missionária do discipulado Cristão, que precisa de ser evidente nas vidas dos indivíduos e nos trabalhos de cada uma das instituições da Igreja. Este compromisso para o "discipulado missionário" deve ser reflectido de uma forma especial nas universidades Católica (cf. Evangelii Gaudium, 132-134), que pela sua própria natureza estão comprometidas a demonstrar a harmonia da fé e razão e a relevância da mensagem Cristã para uma vida completamente e autenticamente humana.

Neste sentido é essencial um testemunho descomprometido das universidades Católicas aos ensinamentos morais da igreja e à defesa da liberdade que têm, especialmente nas instituições e através delas, de seguir esse ensinamento tal como proclamado com autoridade pelo magistério dos seus pastores.

É uma esperança minha que a Universidade de Notre Dame continue a oferecer um testemunho não ambíguo deste aspecto fundacional de identidade Católica, especialmente ao enfrentar tentativas, vindas de todos os lados, de diluir esse testemunho indispensável. E isto é importante: a sua identidade tal como foi querida desde o início. Defendê-la, preservá-la e avançá-la!"

Franciscus
30 de Janeiro de 2014


blogger

Sem comentários: