Maravilhoso é este Sacramento em que uma inefável eficácia inflama os afectos com o fogo da caridade. Que revigorante maná é aqui oferecido para o viajante! Ele restaura o vigor dos fracos, a saúde para os doentes, confere o aumento da virtude, faz a graça superabundar, purga os vícios, refresca a alma, renova a vida dos aflitos, vincula uns aos outros todos os fiéis na união da caridade.
Este Sacramento da fé também inspira a esperança e aumenta a caridade. É o pilar central da Igreja, a consolação dos que falecem, e o acabamento do Corpo Místico de Cristo. A fé amadurece, e a devoção e a caridade fraterna são aqui saboreadas. Que estupenda provisão para o caminho é esta, que conduz o viajante até à montanha das virtudes!
Este é o pão verdadeiro que é comido e não consumido, que dá força sem perdê-la. É a nascente da vida e a fonte da graça. Perdoa o pecado e enfraquece a concupiscência. Os fiéis encontram aqui a sua refeição, e as almas um alimento que ilumina a inteligência, inflama os afectos, purga os defeitos, eleva os desejos. Ó cálice de doçura para as almas devotas, este sublime Sacramento, ó Senhor Jesus, declara para os que crêem nas Tuas maravilhosas obras.
in Sermão sobre o Corpo do Senhor - Summa Theologiae IIIa. q. 79
2 comentários:
E, para além da Cura Espiritual, também, conheço casos, de Cura física!
Mas um que muito me impressionou, foi em Fátima, quando conheci num retiro um jovem, que me confidenciou ter sido diabético de alto risco, ao ponto de ver obrigado a injetar-se com insulina, diariamente.
Num dia de maior desânimo, resolveu pedir a Jesus na Eucaristia, que o curasse, pois, uma vez que O receberia todos os dias, Ele passaria a fazer parte da sua corrente sanguínia...E assim aconteceu: desde que se propôs a tal, ficou curado e, por isso, nunca mais deixou de recebê-LO, diariamente!!
Só é pena, que O recebamos, tantas vezes, de forma muito superficial!
E é mesmo Jesus Quem desabafa a Santa Faustina: "Recebem-me cheios de indiferença; tantas vezes, estou CARREGADO de Graças e Bênçãos e ninguém Mas pede!
E, mais uma vez, vou reproduzir palavras de Jesus que, infelizmente, dado o facilitismo e a leviandade, como se banaliza, hoje, Jesus Eucarístico, parecem não ter sentido:
"(...)Quando Consagrardes o pão e o vinho e, deles, fizerdes, o Meu Corpo e o Meu Sangue, fareis uma grande, sobrenatural e sublime COISA! E, para fazê-La dignamente, DEVEIS ESTAR PUROS, porque ireis tocar Naquele que é puro e vos nutrireis da Carne de um Deus!
Puros de coração, de mente, nos membros e na língua.
De corção, porque, com o coração, deveis Amar a Eucaristia, não devendo misturar Esse Amor Celeste com os amores profanos, pois seriam sacrílegos; de mente, porqu deveis CRER e compreender esse Mistério de Amor, já que a impureza, por pensamentos, mata a Fé e a Inteligência, deixando em vós, a ciência do mundo, morrendo a SABEDORIA DIVINA; de membros, porque ao vosso seio, descerá o VERBO, assim como desceu no Seio de Maria, por Obra do Amor. E, aqui, tendes o exemplo vivo de como deve ser um seio que acolhe o Verbo queSe faz carne. Esse exemplo é o da Mulher sem culpa de Origem, nem individual; a Mulher que Me trouxe!(...)" Da Obra: "O Evangelho como me foi revelado" de Maria Valtorta.
E tudo isto, somente, para nos lembrar, como a Sagrada Comunhão tem vindo a ser PROFANADA sem qualquer pudor, por quem de Direito, filmando e postando, via Internet, quase, diariamente, os acontecimentos a distribuí-La a todo o tipo de pessoas, sem o mínimo de preparação, e muitos deles de outras Religiões DESCRENTES, para não citar já, os que PUBLICAMENTE, defendem e PROMULGAM LEIS, contrárias às de Jesus Cristo e Sua Igreja!!
Enviar um comentário