sexta-feira, 11 de julho de 2014

Modéstia: O que é isso?!

Happy shopping

Modéstia. Qual é a primeira imagem que vos vem à cabeça quando alguém fala em modéstia? Imaginam mulheres Amish [NT: ver aqui] e freiras a correr na vossa cabeça?
Se é assim, gostava de vos mostrar uma definição diferente de modéstia e porque é que é tão importante para as raparigas jovens e para esta geração.
A modéstia não está somente preocupada com "que quantidade de pele é que eu tenho que tapar." A modéstia é um estilo de vida exterior e interior.
A questão não devia ser "que quantidade de pele é que eu posso mostrar sem arranjar problemas?" ... devia antes ser, "ao usar isto, o que é que eu estou à procura ou que quero mostrar?" ou "embora esteja mesmo confortável a usar isto, será que vai fazer as cabeças de outras pessoas vaguear e pecar?"
Enquanto que fazer os homens não ter pensamentos impuros não seja uma responsabilidade única da mulher, nós temos sem dúvida o dever de nos certificarmos que não levamos os outros a pecar acidentalmente por causa das nossas escolhas sobre o que vestir. Na maior parte das vezes não procuramos vestir-nos luxuriosamente. Simplesmente não temos isso em consideração. Mas não chega evitar as más intenções. Temos que ter intenções puras. Isto pode ser um desafio quando desejamos alguma atenção.
Qual é a mulher que não quer ter atenção?
Se bem que, ao exibir o vosso corpo, garanto-vos que não vão ficar felizes com o tipo de atenção que recebem.
Sem tantas que nem vos consigo dizer quantas vezes ouvi uma rapariga a queixar-se sobre como os rapazes a tratam na escola, como agem à volta dela, como não a respeitam e como são "tão ordinários!". O que a maior parte destas raparigas não percebe é que pela maneira como se vestem, estão a baixar a fasquia para "esses rapazes".
Quer acreditem ou não, a maior parte dos bons rapazes que as raparigas querem realmente atrair impressionam-se mais pelo vosso esforço na modéstia do que no esforço por levar demasiada pele à mostra para um espaço público. Se as pessoas se distraem tanto com a quantidade de pele que mostram, quão difícil vai ser para eles aprenderem a amar-vos como uma pessoa?
Não me interpretem mal. Não estou a dizer que nós raparigas temos que começar a usar vestidos até ao chão e golas altas durante o Verão. Simplesmente tenham a certeza que o vosso giro sentido da moda não está a fazer os outros sentirem-se desconfortáveis.
Pelo contrário, vocês deviam levar os outros a Cristo... não só por palavras, mas através do vosso exemplo. A modéstia não se limita às escolhas da roupa. A modéstia aplica-se a vocês como pessoas inteiras. Seja isso a maneira como andam, a maneira como falam ou a forma como interagem com os outros.
Uma nota paralela sobre a moda: algumas roupa são tãoooooooo confortáveis mas simplesmente não são modestas. Eu tenho imensos calções que são super-confortáveis para usar em casa ou no jardim das traseiras, mas que não os quero usar em público. Porquê? Porque não quero levar os outros a pecar intencionalmente ou mesmo sem intenção e também não quero nunca ser tratada como um objecto... Quero ser sempre tratada com dignidade.
Ah e os vestidos. Há imensos vestidos giros nas lojas, mas a maior parte deles são ridiculamente curtos, justos e transparentes. E, embora pareçam perfeitos quando estamos de pé, nem sequer tentem dobrar-se e apanhar o que quer que seja do chão! Normalmente a solução para os vestidos curtos é vestir um par de leggings ou calções compridos por baixo, mas os vestidos justos e transparentes talvez seja bom evitar. Não só isto dá-vos mais à vontade em todos os sítios por onde andarem ao longo do dia, mas também tenho a certeza que muitos rapazes vos agradeceriam por também estarem a lutar pela sua pureza.
Lembrem-se: vocês não está só a representar-se a vós mesmas ao mundo... estão a representar Cristo.
Lauren Ramseyer (Franciscan University of Steubenville) in chastityproject.com
Tradução: senzapagare.blogspot.com


blogger

Sem comentários: