sábado, 6 de setembro de 2014

O juramento de Hipócrates que todos os médicos fazem

Juramento de Hipócrates é um juramento solene efectuado pelos médicos, no qual juram praticar a medicina honestamente.

A versão de 1983 é usada actualmente em Portugal no momento em que o clínico é admitido como Membro da Profissão Médica.

"Prometo solenemente consagrar a minha vida ao serviço da Humanidade.
Darei aos meus Mestres o respeito e o reconhecimento que lhes são devidos.
Exercerei a minha arte com consciência e dignidade.
A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação.
Mesmo após a morte do doente respeitarei os segredos que me tiver confiado.
Manterei por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da profissão médica.
Os meus Colegas serão meus irmãos.
Não permitirei que considerações de religião, nacionalidade, raça, partido político, ou posição social se interponham entre o meu dever e o meu Doente.
Guardarei respeito absoluto pela Vida Humana desde o seu início, mesmo sob ameaça e não farei uso dos meus conhecimentos Médicos contra as leis da Humanidade.
Faço estas promessas solenemente, livremente e sob a minha honra."

in Wikipedia.pt


blogger

Sem comentários: