quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O Papa Francisco nunca disse que ‘Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais’

A Santa Sé esclareceu, através do seu serviço de notícias (News.va), que o texto intitulado «‘Não há fogo no inferno, Adão e Eva não são reais’, diz o Papa Francisco» é completamente falso. Infelizmente esta farsa já percorre as redes sociais há algum tempo e já causou muitos estragos. 

O texto (originalmente em espanhol) diz: 

“Queridos amigos, muitos dos nossos leitores avisaram-nos sobre uma ‘notícia’ que circula na internet e perguntam se é verdadeira. Esta ‘notícia’, publicada em vários idiomas, diz que o Papa Francisco afirmou que a Bíblia está antiquada em muitas passagens como a ‘fábula de Adão e Eva’ ou o inferno, que todas as religiões são iguais, que Deus está a mudar e evoluir e a verdade religiosa também, e outras coisas semelhantes. Tudo isto teria o Papa Francisco afirmado no ‘Terceiro Concílio Vaticano.’ 

Pela internet circulam milhares de histórias falsas, e às vezes é difícil saber de onde surgiu a ‘notícia’ e se vem de uma fonte fiável ou não. Por isso, ante uma notícia referente ao Papa Francisco que nos pareça estranha, é bom questionar-nos e ir às fontes vaticanas para ver se também ali estas notícias aparecem e com que palavras estão escritas. 

Por isso, no que se refere ao Papa Francisco, se as palavras a ele atribuídas não aparecem nos meios oficiais vaticanos, é muito possível que sejam falsas. Aqui deixamos uma lista dos meios oficiais, para que seja mais fácil comprovar as notícias sempre que surgirem dúvidas: 

- Twitter oficial do Santo Padre (em português): https://twitter.com/Pontifex_pt 



- Site oficial da Santa Sé: http://www.vatican.va

- L'Osservatore Romano: http://www.osservatoreromano.va/pt


- Centro Televisivo Vaticano: http://www.ctv.va/content/ctv/it.html


- Vatican Information Service: http://www.vis.va

Uma saudação muito cordial a todos e muito obrigado pela vossa atenção e sugestões.” 

Tomamos a liberdade de acrescentar mais uma fonte fidedigna: 



blogger

Sem comentários: