quinta-feira, 26 de março de 2015

Santa Missa em Forma Extraordinária do Rito Romano em Lisboa

No próximo Sábado, dia 28, será celebrada uma Missa em forma extraordinária do Rito Romano (mais conhecida por 'Missa Antiga' ou 'Missa Tridentina') às 10h da manhã na igreja de S. Nicolau, na Baixa de Lisboa.

Esta iniciativa começou há 4 meses e acontece às 10h do último Sábado de cada mês, em S. Nicolau.

O Papa Bento XVI foi o maior responsável pela divulgação da 'Missa Antiga' nos últimos anos, através do Motu Proprio Summorum Pontificum e pondo em marcha a Reforma da Reforma (Litúrgica).

Já antes de ser Papa, o Cardeal Ratzinger exprimia a sua indignação contra a forma injusta como estava a ser tratada esta liturgia, que a Igreja considerou Santa durante 1500 anos:

"Para promover uma verdadeira consciência em matérias litúrgicas, é também muito importante que a proibição contra a forma da liturgia em uso válido até 1970 (a antiga Missa em Latim) seja levantada. Qualquer pessoa que hoje em dia defenda a existência contínua desta liturgia ou que participe nela é tratada como um leproso; toda a tolerância acaba aqui. Nunca houve nada como isto na história; ao fazer isto estamos a desprezar e a proibir o passado inteiro da Igreja. Como é que uma pessoa pode confiar nela no presente se as coisas são assim?" (Espírito da Liturgia, 2000)

Caminhemos para a paz litúrgica.



blogger

4 comentários:

Pablo Saraiva disse...

Deo gracias.

Que conservem e divulguem este tesouro de nossa Santa Igreja Católica, a Santa Missa Tridentina.

Rezo para que tornem esta celebração mais frequente. Mais e mais, até que tenhamos esta benção diariamente.

Mudei-me para Portugal há poucas semanas; ler este post hoje foi imensa alegria.

Pax vobiscum

João Lopes disse...

Gostava que fosse mais frequente (principalmente ao Domingo) e que houvesse em mais locais do pais.

Que Deus nos dê essa Graça.

FSSPX-Portugal disse...

Caros amigos, há Missa tridentina em Lisboa todos os domingos, às 11 horas e quase todos os dias da semana.
Podem ver os locais onde se celebra a Missa tradicional em Portugal aqui: http://www.fsspx.es/pt/capelas
e saber os horários das Missas em Lisboa e Fátima aqui: http://www.fsspx.es/pt/node/16051
Deus os abençoe!

Unknown disse...

A modernidade que tanto condenam está bem presente nesta "ordem" que renega e depreza o Santo Padre, chefe da Igreja e sucessor de Pedro. Insurgem-se contra o Concilio de Vaticano II como se de "iluminados" se tratassem. Espanta-me a tamanha "simpatia" por parte do Vaticano para com esta ordem perigosa de ultraconservadores. NA Igreja devem caber todos os homens e não apenas os que de forma fácil decidem, ou assim o pretendem, o catolicismo à sua medida. Valha-nos Deus que este movimento não siga os seus designios mas sim os designios que nos dita a nossa Igreja.