terça-feira, 26 de maio de 2015

Papa Francisco escreve sobre S. Filipe Néri

Mensagem do Santo Padre Francisco pelo Quinto Centenário do nascimento de S. Filipe de Néri

Ao Reverendo P. Mario Alberto Avilés, c.o.
Procurador Geral da Congregação do Oratório de S. Filipe de Néri

O quinto centenário do nascimento de S. Filipe de Néri, nascido em Florença a 21 de Julho de 1515, oferece-me a feliz ocasião de (...) recordar aquele que viveu sessenta anos na Orbe, merecendo o nome de "Apóstolo de Roma". O seu percurso existencial ficou profundamente marcado pelo trato com a pessoa de Jesus Cristo e pelo empenho em orientar para Ele as almas confiadas ao seu cuidado espiritual; na altura da morte recomendava: "Quem procura outro que não Cristo, não sabe o que quer; quem procura outra coisa que não Cristo, não sabe o que pede." (...)

Graças também ao apostolado de S. Filipe, o empenho pela salvação das almas voltava a ser uma prioridade na acção da Igreja; compreendeu-se novamente que os Pastores deviam estar com o povo para guiá-lo e sustê-lo na fé. Filipe foi guia de tantos, anunciando o Evangelho e dando os Sacramentos. Em particular, dedicou-se com grande paixão ao ministério da Confissão, até à última noite do seu último dia na terra. A sua preocupação era a de seguir constantemente o crescimento espiritual dos seus discípulos, acompanhando-os na aspereza da vida e abrindo-os à esperança cristã. (...)

O Padre Filipe, no seu método formativo, soube servir-se da fecundidade dos contrastes: enamorado da oração íntima e solitária, ensinava no Oratório a rezar em comunhão fraterna; fortemente ascético na sua penitência também corporal, propunha o empenho na mortificação interior, marcada pela alegria e a serenidade nas brincadeiras; (...)

Depois dos seus primeiros anos da sua presença em Roma, exercitou um apostolado da relação pessoal e da amizade, como via privilegiada para abrir ao encontro com Jesus e o Evangelho. (...) Amava a espontaneidade, evitava o artificial, escolhia os meios mais divertidos para educar nas virtudes cristãs e ao mesmo tempo propunha uma sã disciplina que implica o exercício da vontade para acolher Cristo no concreto da própria vida.

O estado permanente de missão da Igreja pede-vos, filhos espirituais de S. Filipe de Néri, que não se acomodem a uma vida medíocre; pelo contrário, na escola do vosso Fundador sois chamados a ser homens de oração e de testemunho para atrair as pessoas a Cristo. Nos nossos dias, sobretudo no mundo dos jovens, tão querido ao Padre Filipe, há uma necessidade grande de pessoas que rezam e que saibam ensinar a rezar. Com o seu "atentíssimo afecto ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sem o qual ele não podia viver" - como dizia uma testemunha do seu processo de canonização - ele ensina-nos que a Eucaristia, celebrada, adorada, vivida é a fonte a atingir para se falar ao coração dos homens. (...)

S. Filipe viriava-se carinhosamente para Nossa Senhora com a invocação "Virgem Mãe, Virgem Mãe", convicto que estes dois títulos dizem o essencial de Maria. Que Ela vos acompanhe no caminho de uma adesão a Cristo sempre mais forte e no empenho de um zelo sempre mais verdadeiro no testemunho e pregação do Evangelho. Enquanto vos peço para rezarem por mim e pelo meu ministério, acompanho estas reflexões com uma especial Benção Apostólica, que concedo de coração a todos os membros da Congregação oratoriana, aos leigos dos Oratórios seculares e a quantos estão associados à vossa família espiritual.

Dado no Vaticano, 26 de Maio de 2015
Franciscus 
Santa Missa no altar onde está o corpo de S. Filipe Néri - Chiesa Nuova (Roma)



blogger

Sem comentários: