domingo, 5 de julho de 2015

Não se pode desprezar o homem... mesmo num discurso «verde»

O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social. (...)

Gostaria de assinalar que muitas vezes falta uma consciência clara dos problemas que afectam particularmente os excluídos. Estes são a maioria do planeta, milhares de milhões de pessoas. Hoje são mencionados nos debates políticos e económicos internacionais, mas com frequência parece que os seus problemas se coloquem como um apêndice, como uma questão que se acrescenta quase por obrigação ou perifericamente, quando não são considerados meros danos colaterais. (...)

Esta falta de contacto físico e de encontroàs vezes favorecida pela fragmentação das nossas cidades, ajuda a cauterizar a consciência e a ignorar parte da realidade em análises tendenciosas. Isto, às vezes, coexiste com um discurso «verde»

Papa Francisco, Laudato Si 48., 49.



blogger

1 comentário:

luis_rcoelho disse...

Bergoglio é um mação eclesiástico, o 'derstruidor' da profecia de São Francisco de Assis.
Esta 'encíclica' é tudo menos cristã; Na realidade, todo o texto é gnosticismo pagão, ou seja, Bergoglio promove doutrinas pagãs disfarçadas com terminologia christã.
A maioria dos católicos não sabem nada de paganismo, das suas doutrinas, tradições e a maneira como os lobos utilizam truques de semântica para enganar os ignorantes e ingenuos.

Deus vos abençõe!!!