segunda-feira, 3 de agosto de 2015

10 livros para ler nestas férias - Verão 2015

As férias são um momento óptimo de descanso onde, acima de tudo, as pessoas têm mais tempo livre. Muito tempo livre! Para descansar, fazer desporto, estar com a família, ir ao cinema, ir à praia, ... no fundo tudo isso é descanso. Para um Cristão descansar não é não fazer nada, mas mudar de actividade.

Ora, uma das melhores actividades para se aproveitar o tempo no Verão é ler. Os livros contêm o que há de melhor na humanidade desde há milénios. Se forem bem escolhidos os livros podem fazer um bem enorme a quem os ler.

E este é um tópico muito importante: os livros têm que ser bem escolhidos. Na sua recente viagem à Croácia, o Papa Francisco disse que era preciso saber distinguir os bons dos maus livros: "Como se fazia na minha época 'da lousa': quando um livro era bom, lia-se; quando um livro fazia mal, deitava-se fora"."

As escolhas para nos formarmos culturalmente são vastíssimas, com romances, livros de ensaios, livros de história ou mesmo livros informativos e de divulgação. Para tal lista, recomendo esta disponibilizada pelo blog Espectadores. Há editoras que no geral também têm muito bons livros nas livrarias portuguesas, como a Alêtheia, a Principia ou mesmo a Relógio de Água ou a Assírio e Alvim.

Outro género de livros são livros de espiritualidade ou relacionados com temas Católicos. Santo Inácio de Loyola, por exemplo, converteu-se a ler livros destes. E não só Santo Inácio, mas muitos homens e mulheres na história da Igreja. Por isso, uma recomendação boa para as férias é, a par dos livros normais de cultura ou de romance, ler um (ou mais) livros que sejam bons para a nossa Fé.

Apresentamos, por isso, uma lista de 10 livros para ler este ano no Verão (e em qualquer altura do ano, na verdade!). Os livros nesta lista não são melhores que qualquer outro livro que não esteja nesta lista.

O ano passado publicámos uma lista diferente e muito parecida com esta. Não vou incluir na lista a nova encíclica do Santo Padre, Laudato Si', pois é outro contexto. De qualquer forma é muito bom lê-la, dado ser um documento escrito e divulgado pelo Papa. 

1. Francisco, o Grande Reformador: Os Caminhos de um Papa Radical, Austen Ivereigh (Vogais)

Começamos a lista com uma grande biografia do Papa Francisco. Infelizmente nos dias de hoje é preciso ter cuidado com os livros que há nas livrarias sobre o Papa, porque muitos usam a pessoa do Papa para promover as suas próprias ideias sobre a Igreja e não as verdadeiras ideias do Papa. Ora este livro é um exemplo seguro para conhecer com verdade a vida do Cardeal Jorge Mario Bergoglio e quem é hoje o Papa Francisco.

O autor, Austen Ivereigh, é um inglês que viveu muitos anos na Argentina. Ou seja, para além de ter vivido muitos anos no país do Santo Padre tem o olhar pragmático da cultura anglo-saxónica. Austen Ivereigh tornou-se famoso por ser um dos fundadores do fenómeno Católico inglês (e já internacional) na comunicação social - Catholic Voices.

Austen Ivereigh esteve há um mês a apresentar o livro em Lisboa, numa conferência organizada pelas Catholic Voices Portugal. O livro tem um Prefácio da Aura Miguel - uma marca de qualidade para qualquer Católico português que segue os seus comentários às viagens do Santo Padre.

2. Imperador Carlos da Áustria, Teodoro de Faria (Aletheia)

Continuando na onda das biografias, vale muito a pena ler esta pequena biografia do Imperador Carlos I da Áustria, o último Rei da casa dos Habsburgo e o último Imperador do império Austro-Húngaro. É uma personalidade importantísssima do início do século XX. É, portanto, um óptimo livro de história.

Mas não é só isso. O Imperador Carlos I foi um homem exemplar que viveu as virtudes de uma forma heróica, ao ponto de ter sido beatificado pelo Papa João Paulo II. Muitas vezes suspiramos por não termos bons governantes, mas neste livro podemos ler a vida de uma pessoa dessas.

É também um livro de um santo que se casou e teve uma família, muito pertinente para estes meses que antecedem o Sínodo da Família, já no próximo mês de Outubro.

O livro é escrito por D. Teodoro de Faria, Bispo Emérito do Funchal, cidade onde morreu  Carlos I da Áustria, no exílio.


3. Saxum: Uma biografia de Álvaro del Portillo, John Coverdale (Lucerna/Principia)

Pouco depois do Papa Francisco declarar Álvaro del Portillo beato, há menos de um ano, saiu nas livrarias uma nova biografia de D. Álvaro. Não é a única. Em português existem outras duas, uma escrita pelo Msgr. Hugo de Azedo (muito boa) e outra por Salvador Bernal. O que é que esta tem então de especial?

Para além de ser a mais recente, esta biografia é escrita por John Coverdale, um grande historiador americano especialista na guerra civil espanhola e amigo do próprio D. Álvaro. Além disso, a forma americana de contar a história é sempre muito entusiasmante, como em Hollywood. Um livro a não perder, com uma óptima edição.


4. Tiologias - Os sobrinhos de Deus e outros textos, Pe. Gonçalo Portocarrero de Almada (Aletheia)

Este livro, facílimo de ler, é bom para ler na praia ou em qualquer esplanada. É um conjunto de textos escritos pelo Pe. Gonçalo Portocarrero para vários contextos, como o jornal i ou outros meios de comunicação social.

Fala-se em vários assuntos da actualidade através de uma óptica Cristã e, sempre sempre, com muito humor. É um livro excelente para oferecer a amigos mais afastados da Fé pois, além de os fazer rir, o Pe. Gonçalo tem um jeito enorme para explicar a doutrina Católica de uma forma muito simples e terra-a-terra.

5. Que fazes aí fechada?, Filipe D'Avillez (Aletheia)

Este é outro livro muito fácil de ler e que pode ser lido em qualquer contexto. Já agora, ler estes livros em locais públicos (praia, etc.), que no Verão estão sempre cheios, é já uma forma de apostolado, pois muitas pessoas vêem as capas dos livros e só isso já faz as pessoas lembrarem-se de Deus.

Este livro contém várias entrevistas que o jornalista (e nosso amigo) Filipe D'Avillez fez a oito freiras do nosso país. Num mundo que remeteu o sagrado para a esfera privada e que o tenta esconder a todo o custo, não deixa de ser surpreendente que uma rapariga dê a sua vida para se fechar num convento a rezar e a trabalhar em serviço dos outros.

Fazem-nos falta testemunhos destes. Se já é raríssimo ver irmãs a passear nas ruas das nossas cidades, porque se as há já nem andam identificadas, podemos aproveitar muito bem este livro que nos mostra a existência, o valor e a grande ousadia destas vocações.

Também é um bom presente para oferecer a pessoas interessadas na Igreja Católica mas que ainda não são praticantes. E é um livro deste ano.

6. Bem-Aventurados, Madalena Fontoura (Editora Rei dos Livros)

Este pequeno livro é muito difícil de encontrar nas lojas, mas é tão bom que decidi incluí-lo nesta lista. Estamos a menos de dois anos do centenário de Fátima, e é nesse contexto que o recomendo.

É certo que não faltam livros sobre Fátima, mas este livro é muito mais do que um relato das aparições ou uma biografia dos Pastorinhos. A forma como a autora fala da vida dos Pastorinhos faz-nos querer ser como eles, porque faz-nos acreditar que é possível ser como eles - mostrando ser esse um dos pontos principais da mensagem de Fátima.

É um livro que reconta uma história de uma maneira como nunca ninguém a contou. Se alguém envolvido no mundo das editoras estiver a ler este post, recomendo que contactem a autora e tentem republicar o livro. 

7. O Concílio Vaticano II: 50 Anos Depois, Teodoro de Faria (Lucerna/Principia)

Se há tema que se fala quase todos os dias nas universidades Católicas pelo mundo fora é o Concílio Vaticano II. Mas o mais estranho é que muitos teólogos parecem dizer coisas opostas quando falam do Concílio. 

Porque razão é assim? O que é que aconteceu naqueles anos em Roma e o que é que está mesmo naqueles textos? Qual foi o seu impacto na vida da Igreja? E qual o seu papel numa Igreja com 2000 anos de história? 

D. Teodoro de Faria, Bispo emérito do Funchal, responde a estas e outras perguntas sobre o Concílio Vaticano II. É um óptimo e pequeno livro de história mas também de explicação do que foi o Concílio para a vida espiritual da Igreja e de todos os Cristãos.

D. Teodoro ficou conhecido por ter sido o primeiro Bispo português a celebrar publicamente a Missa na Forma Extraordinária.

8. Ciência, Prestígio e Devoção, Os Jesuítas e a Ciência em Portugal (séculos XIX e XX), Francisco Romeiras (Lucerna/Principia)

Este é um livro mais técnico mas tem que ser incluído nesta lista. Estamos fartos da discussão entre fé e ciência. Os ingleses e os americanos já perceberam há muito tempo que a incompatibilidade entre fé e ciência não passa de um mito. Quase todos os anos sai um livro novo em inglês mostrando isto. Em Portugal não havia quase nada e por isso este livro do historiador (e nosso amigo) Francisco Romeiras vem abrir um novo capítulo na literatura portuguesa sobre história da ciência.

O livro está cheio de factos sobre como a Igreja Católica e, em particular, a Companhia de Jesus, foram dos maiores impulsionadores da ciência no nosso país, muitas vezes remando contra a maré. Para quem gosta de história ou de ciência este livro é imperdível.

Também é nostálgico ver que alguns dos edifícios construídos pela Companhia para os seus colégios, onde tinham laboratórios e salas de aula, são hoje conhecidos de muitos de nós. Lembro-me por exemplo do Colégio de Campolide que é hoje  a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

9. Sonhai e ficareis aquém, Pedro Casciaro (Quadrante)

Para último deixei dois livros que não são publicados em Portugal e portanto só se consegue obter através de uma encomenda. Nos dias de hoje encomendar livros online é muito fácil e .... rápido!

Quis incuir o livro de Pedro Casciaro na lista porque lê-lo está a fascinar-me como nunca pensei. Sempre gostei de ler livros de aventuras e de fantasias. E este livro é um dos melhores e mais empolgantes livros de aventuras que já li. Só que tem uma particularidade: foi tudo real.

Pedro Casciaro foi um dos primeiros membros numerários do Opus Dei e conta como conheceu S. Josemaria e os anos que se seguiram. Entre esses anos, absolutamente incríveis, está a fuga de Madrid, durante a Guerra Civil de Espanha, pelo meio dos Pirinéus - uma viagem completamente surpreendente e mortalmente perigosa.

10. Remaining in the Truth of Christ: Marriage and Communion in the Catholic Church, edited by Roberto Dodaro (IgnatiusPress)

Por fim, este era obrigatório ser recomendado, apesar de ainda não ter sido traduzido para português. Escrito por cinco Cardeais com altas funções na Cúria Romana, todos muitíssimo inteligentes e desejosos de ser Santos, este livro são textos seus sobre a recente polémica da Comunhão às pessoas recasadas. 

Há meses que se ouvem vozes na Igreja de que vai ser possível dar a comunhão a pessoas que deixaram o seu casamento para começar outro. Essas vozes não podiam estar mais enganadas. Não só dar a comunhão a pessoas recasadas seria uma falta de verdade, como não ajudaria a pessoa em nada, antes pelo contrário.

Neste livro eminentes Cardeais muito próximos do Santo Padre, como o Cardeal Muller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, explicam porque é que a doutrina não irá mudar nesse ponto específico da comunhão. Pode-se ler mais sobre o assunto do Sínodo numa página que lhe temos dedicada.

Nuno CB


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Como é possível ainda não haver uma tradução do Remaining in the Truth of Christ?? Este livro já foi publicado à 1 ano!
Já os livros do Cardeal Kasper que espalham esse tipo de heresias foram prontamente traduzidos.

Como isto acontece? Há qualquer coisa de muito estranho por trás de tudo isto.