domingo, 6 de setembro de 2015

A Europa laica e a crise dos refugiados: um comentário

Estás morta, Europa laica? Retiraste o cristianismo da Constituição, não foi?
Já não és cristã, pois não? Andaste ocupada a retirar crucifixos das escolas e dos tribunais. Vigias os políticos que se atrevem a trazer a sua fé cristã para a praça pública. Tens vergonha do teu cristianismo, Europa laica? Pois agora tens crianças cristãs mortas a dar à costa... Crianças que, com os seus pais, fogem de fanáticos assassinos que tu não queres combater, porque não vês vantagem económica em o fazer, nem queres tomar partidos em "guerras religiosas".

Enquanto os refugiados fogem do ISIS na Síria e no Iraque e tentam chegar às tuas praias, tu financias as mesquitas nas quais se radicaliza a nova juventude fanática. Fecham-se igrejas. Abrem-se mesquitas. Treinas o fanático europeu, que depois vai combater para a Síria, e que por sua vez vai empurrar mais refugiados para as tuas praias. E que um dia voltará a casa para matar em casa.
Agora que os refugiados batem à porta, Europa laica, vais-te apressar a construir muros, barricadas, vais fazer reuniões, plenários, debates, leis para evitar que eles entrem. Vais dizer que é da crise. Que não dá para todos...
Pobre Europa laica...
Retiraste o cristianismo da Constituição, não foi? Já não és cristã, pois não? É que se vê bem que já não és cristã!

Pois terás que um dia prestar contas.
Ao ver esta criança morta na praia, vejo que se aplicam a ti, Europa laica, as palavras que o Senhor disse a Caim:

O SENHOR replicou: «Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama da terra até mim. De futuro, serás amaldiçoado pela terra, que, por causa de ti, abriu a boca para beber o sangue do teu irmão. Quando a cultivares, não voltará a dar-te os seus frutos. Serás vagabundo e fugitivo sobre a terra.»

Bernardo Motta 

[este post está fechado a comentários]


blogger

1 comentário:

Anónimo disse...

Pode formular um pouco melhor a relação entre laicismo e o que se está a passar na Europa? Não vejo ligação.