quarta-feira, 16 de setembro de 2015

O Papa Bento e o título mariano "Medianeira de Todas as Graças"


Fala-se da hipótese do Papa Bento XVI ter recebido uma locução especial ou aparição de Nossa Senhora sobre a Igreja Católica e que lhe deu permissão explícita para renunciar à Santa Sé.

No dia em que Sua Santidade anunciou a sua renúncia, o Papa referiu-se publicamente a Maria como a "Medianeira de Todas as Graças." O Papa Bento confiou a missão do Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde "à intercessão da Santíssima Virgem Maria Imaculada, Medianeira de todas as graças" (Mediatricis omnium gratiarum).

Muitas outras fontes e blogs sublinharam este facto pois assinala algo novo no pensamento do Papa Bento. O Papa João Paulo II usava com frequência o título "Medianeira de Todas as Graças". No entanto, o Papa Bento tinha estado renitente até agora.

Não é segredo nenhum que o jovem Padre Joseph Ratzinger no Concílio Vaticano II se opunha abertamente ao termo "Medianeira de Todas as Graças", preferindo em vez disso apenas "Medianeira". Parece agora que o Santo Padre inverteu o sentido e fez de "Medianeira de Todas as Graças" parte do seu vocabulário Papal. 

Este é um acontecimento importante na vida da Igreja Católica. São Luís de Montfort disse que todos os santos das épocas posteriores seriam profundamente marianos. Maria é o canal de toda a graça e santidade.

Perguntas: O Papa Bento XVI traçou o caminho para a futura proclamação do Quinto Dogma Mariano ("Medianeira de Todas as Graças")? Será que o uso do título mariano por Sua Santidade indica uma devoção ainda mais profunda a Nossa Senhora? O que aconteceria à nossa era se um Papa declarasse um Quinto Dogma Mariano? 

Taylor Marshall


blogger

5 comentários:

Anónimo disse...


Quem é que fala nisso? O Papa não.

O que é que aconteceria? A Grande Purificação? A Grande Sangria? A militarização violenta com que o J. Silveira sonha?

Rui J.

Anónimo disse...


Note que em nada apoio ou deixo de apoiar novos dogmas. Não tenho ambição nem arte para tudólogo vaticanista.
No entanto, o alimentar de boatos, a especulação ou cálculo sobre o insondável e a especulação sobre as consequências da especulação é tudo o que a Igreja não precisa.

Rui J.

Anónimo disse...

«Em 8 de fevereiro de 2008 cinco Cardeais da Igreja Católica emitiram uma petição solicitando ao Papa Bento XVI que declarasse dogmaticamente a Virgem Maria como Co-Redentora e Medianeira.» wikipedia

meirita disse...

Há uma profecia dada por nossa Senhora em Fátima: "POR FIM O MEU IMACULADO CORAÇÃO TRIUNFARÁ".

meirita disse...

https://www.youtube.com/watch?v=keq6TPnOFk0
O 5º Dogma Mariano