domingo, 18 de outubro de 2015

Papa Francisco canonizou os pais de S. Teresinha do Menino Jesus

O Papa Francisco canonizou, hoje na Praça de S. Pedro, 4 beatos:

- Vicenzo Grossi, sacerdote diocesano, fundador do Instituto das Filhas do Oratório;
- María de la Inmaculada Concepción, religiosa, superiora geral da Congregação das Irmãs da Companhia da Cruz;
- Louis Martin, fiel leigo e pai de família, e Marie Azélie (Zélie) Guérin, fiel leiga e mãe de família (cônjuges).

Estes dois últimos são os pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões e uma das santas mais queridas do Papa Francisco, proclamada doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II em 1997.

Além disso, foi o primeiro casal a ser canonizado enquanto tal, os dois ao mesmo tempo.

Casados em 1858, tiveram nove filhos, dos quais cinco seguiram a vida religiosa.

As 218 cartas que se conservam de Zélie, de 1863 até à sua morte em 1877, registam o ritmo da vida com a guerra de 1870, as crises económicas, os nascimentos e as mortes dos seus quatro bebés. 

Missa diária às cinco e meia da manhã, Angelus e Vésperas, descanso aos Domingos, jejuns na Quaresma e Advento... mas também brincadeiras e jogos, Louis gostava de pescar e jogar bilhar.

Convidavam pessoas pobres para comer em sua casa e visitavam os idosos. Também ensinaram as suas filhas a tratar os mais desfavorecidos como iguais.

Zélie morreu de cancro dolorosíssimo aos 46 anos. Louis ficou com cinco filhas pequenas: Marie, Pauline, Léonie, Céline e Teresinha, que só tinha quatro anos e meio mas que sempre se recordaria da mãe como uma santa. Louis morreu 17 anos depois (em 1894) depois de padecer de uma doença mental grave.

Foram ambos beatificados a 19 de Outubro de 2008 por Bento XVI. Com esta canonização, durante o Sínodo sobre a Família, este casal é proposto como modelo de santidade para os casais e para as famílias de todo o mundo.

S. Louis e S. Zélie, rogai por nós!


blogger

Sem comentários: