terça-feira, 19 de abril de 2016

Dois leões revelam os problemas de qualquer ideologia

A sociedade em que vivemos está dominada por ideologias: a ideologia feminista, a ideologia de género, a ideologia socialista, etc.

Mas o que é que significa uma pessoa seguir uma ideologia? Significa que não está aberta à verdade. Isto é, o seu olhar sobre o mundo é filtrado por aquilo em que acredita. Por isso é que os defensores da ideologia de género tentam ver problemas de identidade sexual em todas as personalidades da história. É também assim que os socialistas resolvem os problemas da história, ao recorrer apenas a factores socio-económicos.

Mas então é errado defender certas ideias? Claro que não. É preciso é estar disposto a deixá-las quando nos apercebemos que estão erradas. Por honestidade intelectual. Não ser capaz de largar uma ideia e até forçar a evidência para bater certo com a nossa ideia é o que a torna numa ideologia.

Há imensos exemplos disto a toda a hora, uns mais subtis que outros. Fica aqui um exemplo muito recente e demasiado óbvio.


Na semana passada, uma fotografia da National Geographic de dois leões a acasalar correu as redes sociais. Diziam que eram dois leões machos. A imagem ficou famosa porque mostrava que as relações homossexuais são naturais e acontecem noutras espécies. (Se bem que fica por explicar a relação entre os leões e os homens.)

O interesse pela imagem chegou a tal ponto que o Huffington Post até lhe juntou num artigo uma citação de Yale sobre a possibilidade de quase 10% dos animais terem comportamentos homossexuais.

Ontem a National Geographic veio desmentir a situação.  Kathleen Alexander é especialista em leões e professora universitária no Virginia Polytechnic Institute dos USA. Disse ela que há 20 anos que observa leões e nunca viu um acasalamento homossexual entre leões. Também não foi agora. Estes dois machos afinal são macho e fémea.

O artigo da National Geographic termina com os comentários de Luke Hunter, presidente do grupo Panthera, para a conservação de felinos. Também ele confirma que são um macho e fémea. Diz ainda que esta é uma fémea que apresenta algumas características próprias de um macho, daí a juba. Não deixa de ser interessante que no mundo dos leões, mesmo aqueles que poderiam ter problemas de identidade sexual, continuam a ser heterossexuais. Se calhar as pressões psicológicas para que as pessoas "se assumam" homossexuais é que são anti-naturais, pelo menos de acordo com os leões.

Isto fez lembrar quando o famoso ateu Richard Dawkins promoveu uma campanha para impedir o ensino de religião às crianças. Para os cartazes, as crianças mais felizes que encontrou eram de uma família Cristã, mostrou o The Telegraph.


Como Cristãos, a nossa postura também não pode ser ideológica. Por amor à verdade, devemos estar dispostos a abandonar o Cristianismo se reconhecermos que é contra a razão. Mas a beleza do Cristianismo está nisso mesmo - o nosso Deus é a própria razão encarnada. É por isso que constantemente nos chegam histórias de pessoas muito diferentes a converterem-se. Isto é assim desde há 2000 anos.

Nuno CB


blogger

Sem comentários: