quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Leão XIII contra a maçonaria

Todos devem evitar a familiaridade ou amizade com qualquer um que seja suspeito de pertencer à maçonaria ou a grupos afiliados. Conhecei-os pelos seus frutos e evitai-os. Toda familiaridade deve ser evitada, não apenas com aqueles ímpios libertinos que promovem abertamente o carácter da seita, mas também com aqueles que se escondem sob a máscara da tolerância universal, o respeito por todas as religiões.

Papa Leão XIII in Encíclica 'Custodi di quella Fede' sobre a Maçonaria (8/12/1892)


blogger

2 comentários:

Anónimo disse...

Então porque é que estão sempre a relacionar o opus Dei e as pessoas que dizem a ele pertencer com a maçonaria?

Maria José Martins disse...

É de lamentar, que se confunda a Opus Dei, um Movimento Católico-- cujo Fundador foi canonizado-- com a Maçonaria Ateia, e totalmente opositora à maioria dos Valores Cristãos.
Não estou muito bem dentro da Organização do dito Movimento, mas sei, que tudo que O possa relacionar com a Maçonaria é pura calúnia! Tenho familiares a Ele Consagrados e muitas pessoas amigas e conhecidas; aliás, nem sei de onde partiu tal ideia! No entanto, já não é a primeira vez que oiço tal comparação. Por isso, tentei informar-me, sobre o assunto e o que alguém me explicou, por alto, foi: como a Maçonaria tentou e tenta cativar os seus seguidores através do conhecimento, da sabedoria intelectual, dando-lhe "todo o tipo de APOIO", mas de forma puramente Humanista... a Opus Dei quis opor-se-lhe, jogando com as mesmas "cartas", mas USANDO e SEGUINDO a PALAVRA DE DEUS, como GRANDE Referência, buscando a Verdadeira Sabedoria que é A DIVINA, em Jesus Cristo!
E, assim, apoiando de igual modo todos os seus seguidores, também os ajuda em todas as vertentes da sua vida, tendo chegado a estar presente nos mais variados lugares de grande Influência, não só dentro da Igreja, mas também no restante mundo dos leigos; contudo, SERVINDO SEMPRE JESUS CRISTO, ao CONTRÁRIO da MAÇONARIA!
Agora, se há, e houve oportunistas, que tal como na Maçonaria, Nele se infiltraram, para COLHER dividendos PESSOAIS, isso já é outra coisa e o Movimento "OPUS DEI" não tem culpa nenhuma, quer se goste ou não!
E mais, mesmo dentro da Igreja, é muito CONTESTADO--à socapa-- porque O apelidam de RIGORISTA, FANÁTICO e ULTRA CONSERVADOR!