terça-feira, 31 de outubro de 2023

O Céu não é apenas um estado mas também um lugar

Fresco de Andrea Pozzo, c. 1685; Igreja de Santo Inácio de Loyola, Campo Marzio (Roma).

Céu significa o lugar e, especialmente a condição, de suprema bem-aventurança (felicidade). Se Deus não tivesse criado corpos, mas unicamente puros espíritos, o Céu não teria de ser um lugar; seria apenas como o estado dos anjos, que se regozijam em Deus. 

 
Mas, na verdade, o Céu é também um lugar. Lá encontramos a humanidade de Jesus, a bem-aventurada Virgem Maria, os anjos e as almas dos santos. Embora não possamos dizer com certeza onde se encontra esse lugar, ou qual é a sua relação com o Universo, a revelação não nos permite duvidar da sua existência. 
 
(Um puro espírito pode estar num lugar apenas na medida em que exerce uma acção num corpo naquele lugar, mas de si mesmo o espírito vive numa ordem superior à do espaço.)
 
A Igreja ensina como doutrina da Fé, definida pelo Papa Bento XII: "As almas de todos os santos estão no Céu antes da ressurreição dos corpos e do Julgamento Final. Eles vêem a essência divina por uma visão que é intuitiva e facial, sem a intermediação de qualquer criatura. Por causa desta visão na qual desfrutam da essência divina, eles são verdadeiramente bem-aventurados (felizes), têm a vida eterna e o repouso eterno." [1] 
 
O Concílio de Florença [2] diz que as almas em estado de graça, depois de purificadas, entram no Céu, vêem Deus trino como Ele É em Si mesmo, mas com um grau maior ou menor perfeição, de acordo com os seus méritos durante a vida terrena.
 
Pe. Reginald Garrigou-Lagrange, O.P. in 'Life Everlasting'
 
[1]  Denzinger, n. 530.
[2] Ibid., n. 693.


blogger

2 comentários:

Alex disse...

Como é bom conhecer as verdades da fé! :-)

Anónimo disse...

O próprio Jesus diz para os Apóstolos:" Vou preparar- vos um lugar..." " quero que estejais onde Eu estiver ".