sábado, 22 de outubro de 2016

Papa João Paulo II: Não atrasem o Baptismo das crianças!

O
Papa João Paulo II exortou os pais cristãos em 1980 para não atrasarem o baptismo dos seus novos filhos. O Santo Padre disse que as crianças deviam ser baptizadas imediatamente se parecem estar em perigo de morte. Caso contrário, as crianças deviam ser baptizadas "dentro das primeiras semanas depois do nascimento." Aqui está a citação completa:
Da mesma forma, se a criança está em perigo de morte, deve ser baptizada sem atrasos. Caso contrário, como regra, uma criança devia ser baptizada durante as primeiras semanas depois do nascimento (Papa João Paulo II, Instrução sobre o Santo Baptismo, 20 de Outubro de 1980).
Mais ainda, o actual "Rito para Baptizar Crianças" diz que o baptismo de crianças devia ocorrer dentro das "primeiras semanas" depois do nascimento (Praenotanda, no. 8, par. 1, p. 17).

Vale a pena referir que o Papa emérito, Sua Santidade o Papa Bento XVI, foi baptizado exactamente no mesmo dia do seu nascimento! Sem um único dia de atraso.

O Papa Eugénio IV (reinante nos anos 1431-1447) ensinou que as crianças deviam ser baptizadas dentro dos primeiros "quarenta dias" depois do nascimento. A urgência do baptismo de crianças é reforçada no Catecismo do Concílio de Trento que ensina o mesmo:
Os fiéis são sinceramente encorajados a preocuparem-se para que os seus filhos sejam trazidos à igreja, logo que seja possível fazê-lo com segurança, para receber o Baptismo solene. Visto que as crianças recém-nascidas não têm outro meio de salvação a não ser o Baptismo, facilmente se percebe o quão gravemente pecam as pessoas que permitem os bébés permanecer sem a graça do Sacramento mais tempo do que necessário, particularmente numa idade tão delicada como essa em que se é exposto a inúmeros perigos de morte.

Taylor Marshall



blogger

Sem comentários: