domingo, 6 de novembro de 2016

Nova estátua de S. Nuno no Restelo, em Lisboa

Hoje (6 de Novembro) é dia de S. Nuno de Santa Maria, um dos homens mais poderosos e mais humildes que Portugal alguma vez viu. O Papa Bento XVI chamou-lhe "herói e Santo de Portugal" e ao fazê-lo disse: "Sinto-me feliz por apontar à Igreja inteira esta figura exemplar."

Foi hoje inaugurada uma nova estátua de S. Nuno de Santa Maria, no cimo da avenida da Torre de Belém, no Restelo, Lisboa. 

A estátua em honra de D. Nuno Álvares Pereira foi inscrita, em 2009, no Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa, tendo tido o apoio dos lisboetas.
Disse o Papa Bento XVI sobre S. Nuno, na homilia da sua canonização (26 de Abril de 2009):

"Sabei que o Senhor me fez maravilhas. Ele me ouve, quando eu o chamo" (Sl 4, 4).

Estas palavras do Salmo Responsorial exprimem o segredo da vida do Bem-Aventurado Nuno de Santa Maria, herói e santo de Portugal. Os setenta anos da sua vida situam-se na segunda metade do século XIV e primeira do século XV, que viram aquela nação consolidar a sua independência de Castela e estender-se depois pelos Oceanos – não sem um desígnio particular de Deus – abrindo novas rotas que haviam de propiciar a chegada do Evangelho de Cristo até aos confins da terra. 

São Nuno sente-se instrumento deste desígnio superior e alistado na militia Christi, ou seja, no serviço de testemunho que cada cristão é chamado a dar no mundo. Características dele são uma intensa vida de oração e absoluta confiança no auxílio divino. Embora fosse um óptimo militar e um grande chefe, nunca deixou os dotes pessoais sobreporem-se à acção suprema que vem de Deus.

São Nuno esforçava-se por não pôr obstáculos à acção de Deus na sua vida, imitando Nossa Senhora, de Quem era devotíssimo e a Quem atribuía publicamente as suas vitórias. No ocaso da sua vida, retirou-se para o Convento do Carmo por ele mandado construir. 

Sinto-me feliz por apontar à Igreja inteira esta figura exemplar nomeadamente pela presença duma vida de fé e oração em contextos aparentemente pouco favoráveis à mesma, sendo a prova de que em qualquer situação, mesmo de carácter militar e bélico, é possível actuar e realizar os valores e princípios da vida cristã, sobretudo se esta é colocada ao serviço do bem comum e da glória de Deus.


blogger

1 comentário:

meldarion disse...

Nuno de Santa Maria, dai aos Portugueses a tua coragem, e a tua Fé,