quinta-feira, 24 de junho de 2021

Dia de S. João Baptista, o santo da penitência

Fazem penitências corporais diárias? Deviam ter cuidado. Ou é uma grande ajuda para a santidade ou então torna-se uma estrada para o orgulho e fariseísmo.
S. João Baptista

Um aviso de São Jerónimo

S. Jerónimo, ao escrever para uma mulher chamada Celantia sobre a questão das penitências corporais, faz um aviso cuidadoso:
Está atenta quando começares a mortificar o teu corpo através da abstinência e do jejum, para que não te comeces a imaginar perfeita e uma santa; porque a perfeição não consiste nesta virtude. É apenas uma ajuda; uma disposição; um meio, ainda que dos bons, para chegar à verdadeira perfeição.
A Igreja Católica, claro, incita-nos à prática da penitência corporal. Manter longe do nosso corpo aquilo que ele quer. Como São Jerónimo nos lembra, é apenas um meio para alcançar um fim. Os jejuns e as penitências não são nunca um fim em si mesmos.

Penitências Corporais Diárias: o bom e o mau

Tudo o que está acima serve como aviso. No entanto, devemos também reconhecer um número de factores para aqueles de nós que vivemos nas culturas ocidentais:
  1. Vivemos na era mais materialista da humanidade (disponibilidade de TV, DVDs, iPads, smartphones, carros, sexo)
  2. Vivemos na maior idade do marketing (anúncios na televisão, placares, centros comerciais, publicidades nos jornais, banners na internet)
  3. Vivemos na cultura mais luxuosa (confortável) da história humana (não transpiramos, não caminhamos, não caçamos a comida, não colhemos os vegetais, não moemos os cereais, não lavamos a roupa à mão)
Penso que todos concordamos que este ambiente cada vez mais materialista tem um efeito negativo sobre nós. Muito do nosso fascínio com a "reality TV", a sensação de não ser livre e as manias de sobrevivencialismo está relacionado com a nossa intuição interior de que algo mudou na sociedade... e de que algo mudou dentro das nossas almas.
Lá dentro, sabemos que os que fazem "trabalhos pesados" e as pessoas como os "agricultores" são quase naturamente virtuosas devido aos seus trabalhos. Eu apercebi-me disto uma vez na confissão.

Uma epifania de penitência um dia na confissão

Enquanto estava ajoelhado na confissão, um sacerdote examinou a minha constelação de pecados confessados e depois disse, “Meu filho, precisas de temperança e fortaleza. Posso recomendar uma penitência diária?
Em primeiro lugar fiquei chocado. Na minha cabeça pensei, “Hmm, não me pode dar só 5 Ave Marias para que eu possa ir almoçar?” mas lá bem dentro da minha alma eu percebi que isto era uma coisa que eu precisava. Ele então explicou e recomendou algumas penitências corporais diárias. Exercícios para pôr a minha alma flácida em forma. É como fazer flexões ou correr pela alma. Nos velhos tempos chamavam-lhe “teologia ascética” que vem da palavra grega askesis, que significa “treino atlético.”

Exemplos de Penitências Diárias

Aqui estão então alguns exemplos de penitências corporais diárias:
  • saltar uma refeição todas as Sextas
  • não comer carne às Sextas
  • não comer snacks
  • não usar sal, pimenta, molho ou manteiga quando querem usar
  • não pedir a vossa escolha #1 no menu mas a #2, quando vão a um restaurante
É claro que as penitências corporais devem ser secretas e devemos fazer um movimento da mente para oferecer este pequeno sacrifício à Glória de Deus em acção de graças. Devemos fomentar uma atitude de alegria. Caso contrário é apenas fariseísmo.
Existem algumas penitências corporais diárias que devem ser esclarecidas com um director espiritual.
  • pequena pedra no sapato
  • pôr a água do choveiro no frio antes de sair de lá
  • dormir no chão
  • acordar a meio da noite para uma oração de vigília
Mais uma vez, não façam isto sozinhos. O diabo vai frustrar-vos. Precisam de um director espiritual. Nunca iriam começar a tomar medicamentos fortes sem a vigilância de um médico experiente. O mesmo se passa para grandes penitências, que podem afectar-vos com profundidade tanto emocionalmente como fisicamente.

Taylor Marshall


blogger

Sem comentários: