quarta-feira, 5 de julho de 2017

Morreu o Cardeal Meisner, um dos Cardeais dos 'Dubia'

O Arcebispo emérito de Colónia, um dos quatro cardeais que enviaram questões ao ao Papa Francisco sobre a Amoris Laetitia , morreu em paz durante o sono.

O Cardeal Joachim Meisner, que era um forte defensor da doutrina e da ortodoxia da Igreja, morreu aos 83 anos de idade. O Cardeal alemão morreu "pacificamente durante o sono" durante as férias em Bad Füssing.

Nascido em Breslau, no que era então a Alemanha e agora é conhecido como Wrocław na Polónia, o Cardeal Meisner governou a maior diocese da Alemanha durante 25 anos, de 1989 a 2014. Ele foi considerado por muitos anos um dos bispos mais influentes do país que tinha uma relação próxima com o Papa João Paulo II, e especialmente com Bento XVI.

O Cardeal fez intervenções fortes para defender a Fé e a moral, em particular contra aborto e o suicídio assistido, e foi um crítico do secularismo.

"Onde a cultura esteja separada do culto a Deus", disse ele uma vez, "o culto atrofia e cultura degenera."

Em Setembro passado, deu o seu nome aos 'Dubia', uma série de 5 perguntas ao Santo Padre pedindo-lhe que esclarecesse passagens controversas na sua exortação apostólica Amoris Laetitia, que tem sido sujeita a diferentes interpretações. O Papa ainda não respondeu aos 'Dubia' nem concedeu uma audiência aos outros cardeais: Walter Brandmüller, Carlo Caffarra, Raymond Burke.

Em declarações à Register, o Cardeal Burke disse, em homenagem ao Cardeal alemão, que foi para si um grande presente conhecer o Cardeal Joachim Meisner ao longo dos últimos anos. 

"Ele inspirou-me profundamente com o seu profundo amor de Cristo e do seu Corpo Místico, a Igreja", disse o Cardeal Burke. "Ele não poupou esforços em mostrar como amar de forma clara e corajosa na prática. Que lhe seja concedida a recompensa do servo bom e fiel. Que ele descanse em paz."

Edward Pentin in National Catholic Register


blogger

Sem comentários: