sexta-feira, 28 de julho de 2017

Santuário de Nossa Senhora da Peneda (Arcos de Valdevez)

No distrito de Viana do Castelo, existe um recôndito lugar onde foi erecto um dos mais importantes e concorridos santuários do Norte de Portugal, sob a invocação de Nossa Senhora da Peneda. Ter-se-á verificado uma aparição da Virgem, em 5 de Agosto de 1220, a uma pequena pastora. Uns séculos antes, por volta dos anos 716 ou 717 os cristãos, fugidos ante a invasão dos sarracenos, terão deixado uma imagem entre as enormes fragas da Serra da Peneda.

Implantada uma ermida no século XIII, o culto de Nossa Senhora da Peneda aumentou gradualmente em Portugal e na Galiza (Espanha), afluindo largos milhares de romeiros ao longo do ano, mas muito especialmente na primeira semana de Setembro.

O Templo enquadra-se harmoniosamente em majestoso trecho da serrania, tendo ao longo do pictórico vale vinte capelas onde se evocam as cenas bíblicas de major intensidade, precedida de um átrio com as imagens do quatro evangelistas. Culmina, este invulgar santuário, por um condigno pórtico e escadaria com patamar onde se ergue imponente coluna encimada pele imagem de S. Miguel Arcanjo.

Foi nos últimos três séculos que o Santuário beneficiou de maior impulso, sob os pontos de vista espiritual e materialmente.  A igreja foi terminada em 1875.

Texto original de Antonio Afonso Do Paço



blogger

Sem comentários: